John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    Agroindústria registra alta de 2,5% em agosto de 2023

    Pesquisa mensal do FGV Agro aponta a expansão perante o mesmo mês do ano anterior. Resultado é o melhor agosto dos últimos sete anos
    Rafael De Marco
    Arquivo
    Arquivo

    Tags:

    Agronegócio

    De acordo com a pesquisa mensal do FGV Agro sobre a Agroindústria, em agosto de 2023, a produção agroindustrial registrou uma expansão de 2,5% frente ao mesmo mês do ano anterior, já com os ajustes sazonais. O resultado foi o melhor mês de agosto dos últimos sete anos.

     

    Confira os dados:

     

    - A expansão da Agroindústria foi derivada, exclusivamente, do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, cuja alta foi de 6,2%.

    - O segmento de Produtos Não-Alimentícios, por sua vez, registrou novamente contração, de 1,7%.

    -Como consequência do bom resultado do mês de agosto, a Agroindústria reduziu suas perdas no acumulado de 2023.

    -Até julho, a contração era de (-0,9%) e foi reduzida para (-0,4%).

     

    Diante disso, para que o setor termine 2023 com uma produção física igual a de 2022 (ou seja, taxa de crescimento anual de 0%), é necessário que, no próximo quadrimestre, a Agroindústria cresça 0,8%, em comparação ao mesmo período de 2022.

     

    Provavelmente, isso deverá ocorrer, porém, esse crescimento deverá acontecer por conta, exclusivamente, do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, uma vez que dificilmente o segmento de Produtos Não-Alimentícios deverá registrar expansão em 2023.

     

    As informações são da FGVAgro e da Agência Safras.