John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    Confira as projeções do Imea para as safras de soja e milho no Mato Grosso

    Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária manteve avaliação para o milho e eleva estimativa da soja para 42,82 milhões de toneladas
    Agencia SAFRAS & Mercado, Portal de Notícias
    Plantio
    Plantio

    Tags:

    Milho

    Soja

    Mato Grosso

    SOJA


    A safra de soja do Mato Grosso deve totalizar 42,82 milhões de toneladas em 2022/23. A estimativa é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que aumentou sua projeção de rendimento para a temporada. O novo número de produção supera o anterior em 3,28%. A produtividade no estado é estimada em 60,43 sacas por hectare.

    Apesar do atraso na colheita e da estiagem em novembro, as chuvas de dezembro favoreceram a recuperação de grande parte das lavouras. Além disso, as precipitações foram importantes para a continuidade do bom desenvolvimento da safra. Os trabalhos de colheita estão no início (24,05%) e os produtores seguem atentos à meteorologia.

    MILHO 


    O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) manteve sua projeção para a safra de milho do estado. A área segue estimada em 7,42 milhões de hectares, um aumento de 3,78% ou 270,21 mil hectares em relação à safra 2021/22.

    Esse cenário de alta continua pautado pela menor oferta mundial de milho, que impactou nos preços do mercado internacional e está estimulando o agricultor a aumentar a sua área em relação à safra passada. Além disso, com as condições das lavouras no sul do Brasil, sobretudo no Rio Grande do Sul, e na Argentina em estágio crítico, a expectativa é que o mercado procure novas praças, como o Mato Grosso para demandar o milho.

    No que tange a produtividade, o Instituto manteve a estimativa em 104,29 sc/ha para Mato Grosso na safra 2022/23. Vale destacar que, por estar no início da semeadura (16,41% até o dia 03/fev), o cenário de incertezas ainda é grande, uma vez que o plantio dentro da janela ideal e as condições climáticas são fatores essenciais para o desenvolvimento e rendimento da produtividade final da safra.

    Desta forma, com as estimativas de aumento da área (3,78%) e da produtividade (2,09%) em relação à safra 2021/22, a produção estimada continua sendo de 46,41 milhões de toneladas em Mato Grosso para a safra 2022/23.