John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    Conheça a soja resistente à ferrugem asiática

    Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária e o Centro Internacional de Pesquisa em Ciências Agrícolas do Japão se uniram para desenvolver a nova variedade
    Daniela Sampaio
    Arquivo
    Arquivo

    Tags:

    Soja

    O Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) e o Centro Internacional de Pesquisa em Ciências Agrícolas do Japão (JIRCAS, sigla em inglês) apresentaram uma variedade inédita de soja resistente à ferrugem asiática. A doença é grave e causa a aceleração da desfolha, redução no rendimento e perdas de até 80% na produtividade da cultura.

     

    Essa inovação, chamada Doncella INTA-JIRCAS, contribui para fortalecer a indústria nacional de sementes, a diversidade biológica e a oferta de germoplasma. Com uma média de rendimento de 3.000 quilos por hectare e um potencial de 3.900 quilos por hectare, a Doncella INTA-JIRCAS possui alta qualidade proteica, com cerca de 42%.

     

    Na Argentina, as regiões mais afetadas pela ferrugem asiática são NEA, NOA e Litoral, enquanto no Brasil foram relatadas perdas econômicas estimadas em US$ 738 milhões por ano devido a doença.