John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    Estimativas de resultados para a rotação soja e milho em 2022/23

    Conab estima que a safra brasileira de grãos deverá crescer 15,3%, atingindo 312,3 milhões de toneladas, impulsionada pela boa rentabilidade das culturas da soja, milho e algodão
    Scot Consultoria
    Estimativas de resultados para a rotação soja e milho em 2022/23
    Estimativas de resultados para a rotação soja e milho em 2022/23

    Tags:

    Soja

    Milho

    Algodão

    Grãos

    Energia

    Agricultura

    Para a soja, a expectativa é que a produção atinja 152,35 milhões de toneladas, aumento de 21,3% em relação à produção em 2021/22 (que foi impactada pelo clima), puxado pela expectativa de recuperação da produtividade e aumento de 3,4% na área a ser semeada no país com a cultura, que deverá ocupar 42,8 milhões de hectares em 2022/23. 

    Para o milho é esperada uma produção total (primeira, segunda e terceira safra) de 126,9 milhões de toneladas, incremento de 12,5% em relação à safra 2021/22. A expectativa é que a produtividade melhore em relação às últimas safras, com destaque à safra de verão, também impactada no último ano. Além da expectativa de crescimento em área semeada em 2022/23.

    Na primeira safra, há projeção de queda em área, com variação negativa de 1,5%, uma vez que o cereal concorre com a soja. No entanto, com uma possível recuperação na produtividade, após a escassez hídrica em importantes regiões produtoras na temporada 2021/22, a produção pode chegar a 28,7 milhões de toneladas, incremento de 14,6% para a safra 2022/23. 

    Já na segunda safra do grão, é projetado um aumento tanto da área como da produtividade, o que pode resultar em uma colheita de 96,3 milhões de toneladas, aumento de 12,4% em relação à safra 2021/22. Veja na tabela 1 .

    Estimativas de resultados para a rotação soja e milho em 2022/23 1

    Com um cenário custos elevados, o que o produtor poderá esperar para os resultados na safra 2022/23? 

    PROJEÇÃO DOS PREÇOS DA SOJA
    O preço da soja no mercado interno é a composição de diferentes fatores, o que explica a diferença regional de preços. 

    A formação de preço leva em consideração o preço da Bolsa de Chicago (CBOT), o prêmio de exportação (que é a diferença entre o preço praticado e a cotação de Chicago), o dólar, despesas de exportação e com frete.

    Considerando os preços futuros para março de 2023, estimamos o preço da saca de soja no Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso para embarque no porto de Paranaguá. 

    Para o milho, consideramos os preços futuros praticados na B3 para setembro de 2023 e o diferencial de base entre os estados em questão e a praça paulista.

    ESTIMATIVA DE RESULTADO PARA A SAFRA 2022/23
    Com o preço de venda futuro da soja, a produtividade e custo de produção, considerando a estimativa para cada estado conforme Conab, foram listados os resultados econômicos (Tabela 1).

    Estimativas de resultados para a rotação soja e milho em 2022/23 2

    Comparando a média dos resultados com a safra passada (2021/22), estimamos resultados positivos, mas menores em relação à safra anterior, mesmo com a expectativa de incremento na produtividade. 

    O resultado menor será reflexo do forte aumento nos custos de produção, que subiram mais de 50%, e da expectativa de queda nos preços de venda da saca de soja e milho em 2022/23.

    Apesar do retorno menor para esta safra, devido às pressões no preço de venda, o cenário ainda é positivo para o produtor de soja e milho. 

    Atenção ao clima na América do Sul, que terá mais uma safra sob influência de La Niña, podendo reduzir as chuvas no Sul do Brasil, Argentina e Paraguai, influenciando a produção de soja e milho na safra de verão.

    Por Rodolfo Silber, engenheiro agrônomo, msc. e analista de mercado da Scot Consultoria

    Referências
    Companhia Nacional de Abastecimento – Conab
    Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária – Imea
    Departamento de Economia Rural – Deral-PR
    Emater – RS
    Scot Consultoria