Agronegócio cresce em 2021 projeta Ipea

Nova projeção para setor considera aumento do PIB Agro 1,5% para 2,2% em 2021.

Agricultura

img-news
Boas notícias para o campo no Brasil, com estimativa de crescimento do PIB Agro em 2021. Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a nova projeção do valor adicionado do setor agropecuário sobe de 1,5% para 2,2% neste ano.

Na nova estimativa, o valor acionado do setor passa a ser desagregado em dois componentes: produção animal (que inclui os segmentos da pecuária – bovinos, suínos, aves, leites e ovos –, além da pesca e aquicultura) e produção vegetal (composta por produtos da lavoura e pela exploração florestal e silvicultura).

Desta forma, os pesquisadores projetaram um aumento de 2,3% no valor adicionado da produção vegetal e 1,9% no valor adicionado da produção animal. Na produção vegetal, o destaque é a nova safra recorde de soja, que tem alta prevista de 7,3%. A produção de milho deve avançar 0,3%.

Na produção pecuária, a projeção é de crescimento em todos os segmentos, principalmente na produção de aves (3,8%). O desempenho positivo também é previsto para os segmentos de bovinos (1,5%), leite (1,7%), suínos (1,7%) e ovos (2,3%).

Essa estimativa de crescimento do setor adota como base o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e em projeções próprias do Ipea para a pecuária a partir de dados das Pesquisas Trimestrais do Abate, Produção de Ovos de Galinha e Leite.
logo