John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    MILHO: novo híbrido é tolerante a lagartas e ao herbicida glifosato

    Ao reduzir o ataque de lagartas, o híbrido de milho transgênico permite a diminuição do uso de inseticidas reduzindo custos e impactos ambientais
    Rafael De Marco
    Arquivo
    Arquivo

    Tags:

    Milho

    Embrapa

    Menor o uso de defensivos, com diminuição dos impactos ambientais e também dos custos associados ao controle de pragas é o desejo de todo agricultor. Para o cultivo de milho, a tecnologia traz uma inovação nesse sentido.

     

    A Embrapa, em parceria com a Semeali Sementes, desenvolveu um híbrido de milho transgênico que combina duas importantes tecnologias: tolerância a lagartas e resistência ao herbicida glifosato. Essa combinação de características torna a cultivar altamente versátil, possibilitando o seu uso em diversos ambientes de cultivo em todo o Brasil. Chamado de XB 3042 VTPRO2, o novo milho tem grande capacidade de adaptação aos diversos níveis de tecnologia e práticas de manejo

     

    O híbrido possui características que possibilitam a redução do ataque de lagartas, facilitando o controle de insetos-praga que frequentemente prejudicam as lavouras de milho.

     

    Além disso, o material apresenta resistência ao glifosato, um herbicida amplamente utilizado na agricultura para o controle de plantas daninhas, sem prejudicar o cultivo do milho, o que facilita o manejo da lavoura e aumenta a eficiência na produção.

     

    O XB 3042 VTPRO2 apresenta elevado rendimento de grãos, ciclo precoce, boa sanidade foliar e de espigas. Plantas saudáveis e livres de doenças têm maior potencial produtivo e são mais resistentes a estresses ambientais, garantindo uma maior estabilidade na produção. Todas essas características ajudam os agricultores que desejam cultivar duas safras em um ú nico ano, conhecidas como primeira safra e safrinha.

     

    Com informações da Embrapa Milho e Sorgo