NOTÍCIAS DE HOJE - 20/8/2021

Veja algumas notícias de hoje preparadas pela equipe do SAFRAS & MERCADO através da Agência SAFRAS

Agricultura

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CARNES: Everton Krabbe é o novo chefe geral da Embrapa
O pesquisador Everton Krabbe foi anunciado como novo chefe geral da Embrapa Suínos e Aves para o período 2021-2024. A escolha pela diretoria executiva da Embrapa encerra assim o processo de seleção que havia iniciado no final de junho. Krabbe, de 50 anos, é empregado da Embrapa Suínos e Aves desde 2011.

Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, tem mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Zootecnia pela mesma instituição. Suas principais áreas de atuação são em produção animal, qualidade de alimentos, nutrição e meio ambiente.

O pesquisador substitui a partir do dia 1 de setembro a também pesquisadora Janice Zanella, que comandava o centro de pesquisa de Concórdia-SC desde agosto de 2014. A posse da nova chefia está marcada para o dia 10 de novembro, às 10h30, e será transmitida pelo canal do YouTube da Embrapa com a presença do presidente da empresa, Celso Luiz Moretti, e do diretor-executivo de Gestão Institucional, Tiago Toledo Ferreira.

A Embrapa Suínos e Aves
Criada em 13 de junho de 1975, a Embrapa Suínos e Aves é uma unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e atua com foco nas demandas das cadeias produtivas de suínos e aves e de sustentabilidade para soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação em benefício da sociedade brasileira.

AÇÚCAR: Preço subirá com déficits globais em 2020/21 e 2021/22, diz pesquisa
O contrato futuro do açúcar bruto deve terminar este ano com um ganho anual de mais de 30%, já que uma perspectiva reduzida para a produção no Brasil ajuda a colocar o mercado global em déficit, apontou uma pesquisa da Reuters com 11 traders e analistas nesta sexta-feira. Os preços foram vistos 20,5 centavos de dólar por libra-peso ao final do ano, um aumento de 4% em relação ao fechamento de quinta-feira e 32% acima dos níveis no final de 2020, de acordo com a previsão mediana. 

As cotações do açúcar branco devem encerrar 2021 em 520 dólares por tonelada, um aumento de 5% em relação ao fechamento de quinta-feira e 24% acima dos níveis do final de 2020. O consenso da pesquisa é de um déficit global de 1,8 milhão toneladas para a temporada 2020/21, seguido por um déficit de 2,0 milhões de toneladas em 2021/22. "Acreditamos que a menor produção no Brasil devido à seca e recentes geadas, juntamente com o aumento do consumo global, garantirá que os preços do açúcar permanecerão relativamente altos pelo resto deste ano", disse Samuel Burman, analista da Capital Economics. 
Os participantes da pesquisa tiveram uma previsão mediana de 32,9 milhões de toneladas para a produção de açúcar do centro-sul do Brasil em 2021/22, bem abaixo do consenso em uma pesquisa divulgada em fevereiro, de 36,2 milhões, com as perspectivas diminuídas por secas e geadas. 

A região teve recorde de produção de açúcar em 2020/21 de 38,46 milhões de toneladas. "Se a produção de açúcar do centro-sul cair abaixo de 31 milhões de toneladas, o mercado de Nova York pode precisar ir para 22 centavos por libra-peso", disse o analista do Grupo Sopex, John Stansfield. 

A produção de cana do centro-sul foi estimada em 530 milhões de toneladas, com 45,7% da cana usada para produzir açúcar. A produção de açúcar da India deve subir em 2021/22 para 31,5 milhões de toneladas, ante 31 milhões em 2020/21, segundo a previsão mediana da pesquisa.

CARNE SUINA: Semana Nacional quer aumentar presença no churrasco
A Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), está de volta! Pelo nono ano consecutivo, a maior vitrine da proteína vem para fortalecer a comunicação da carne suína junto ao varejo brasileiro, fazendo uma ponte entre os produtores e os consumidores nas gôndolas das maiores e melhores redes de supermercados e hortifrutis do país. 

Os últimos anos consolidaram grandes oportunidades para a carne suína no Brasil, mas desde o ano passado, o potencial dessa proteína teve ainda mais crescimento, assim como atesta o aumento do consumo per capita, que segundo dados da ABCS e do IBGE alcançou 17,73 kg no segundo trimestre de 2021. 

Além disso, a proteína tem chamado a atenção dos consumidores pelo seu custo-benefício, principalmente com a alta do preço do boi, mostrando-se também uma excelente opção para momentos além do dia a dia. 

De olho na oportunidade, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) traz como tema este ano para a SNCS "Churrasco com carne suína já é de casa!" para mostrar aos consumidores novas possibilidades e sabores com a proteína no período de 1 a 17 de outubro.

Por que o churrasco com carne suína encantará os brasileiros? 
Em tempos em que a fidelização está cada vez mais desafiadora, é preciso encantar o cliente e a experiência oferecida a ele tem papel importante. 

O varejo tem consciência e tem buscado tratar seu público de uma forma cada vez mais personalizada que vai além de ofertas, mas também na apresentação do produto, na preparação de sua equipe e sua multicanalidade. 

A SNCS se mostra como mais uma aliada nessa missão de surpreender e envolver tanto o emocional quanto o racional do cliente, ainda mais com o churrasco, considerado um patrimônio cultural brasileiro. O isolamento, a necessidade de fazer as refeições em casa e a ânsia por diversão acabaram impulsionando o segmento de churrasco, como mostram as buscas pelo termo no Google, que ganharam um crescimento de 20% em relação a 2019, especialmente na procura por cortes mais acessíveis, que cresceram em 1.019%, segundo o Uol, possibilitando que a carne suína ocupasse ainda mais espaço na churrasqueira, desta vez como prato principal. 

Foi para aproveitar essa gama de oportunidades, que a ABCS viu no tema churrasco um excelente gancho para comunicar todo o sabor, versatilidade, qualidade e saudabilidade da carne suína para os consumidores. É inegável que o churrasco, seja como comemoração ou modo de preparo, está inserido na memória afetiva de todos. Através deste tema será possível mostrar que a carne suína é uma excelente opção não só para o dia a dia, mas também para as ocasiões especiais, não apenas em relação ao preço, mas na variedade de cortes, na suculência, na praticidade de preparo e na agilidade para assar. 

Com o slogan "Churrasco com carne suína, já é de casa", a campanha deste ano vai trazer para o varejo um pacote de marketing com insights estratégicos com dicas de cortes, de preparo, tempero, receitas e treinamentos que serão repassados aos açougueiros, promotores de venda, nutricionistas, equipe de marketing e demais colaboradores dos varejos participantes, garantindo que os consumidores saibam em primeira mão o por que a carne suína é a melhor escolha.
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