NOTÍCIAS DE HOJE – 24/8/2021

Veja algumas notícias preparadas pela equipe do SAFRAS & MERCADO por meio da Agência SAFRAS

Agricultura

img-news
SOJA: Mato Grosso pode receber chuvas acima da média em setembro
Com o mês de setembro se aproximando no estado, o foco dos players fica com a previsão climática, que promete bons volumes para o Brasil, com exceção da parte sul. Segundo o modelo climático Ensemble Mean, previsto pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), o mês de set.21 deve receber volumes de chuvas acima da média dos últimos anos em Mato Grosso, o que pode favorecer uma semeadura mais adiantada em comparação com a safra 20/21. 
Com relação a out.21, período crucial para o desenvolvimento do grão, o órgão norte-americano traz volumes favoráveis para Mato Grosso, o que deve ajudar a aliviar o déficit hídrico no solo, fator fundamental para garantir a germinação das sementes. Vale ressaltar que, embora sejam esperados bons volumes de chuvas, é importante que ocorra uma uniformidade na distribuição inicial das precipitações, cenário oposto ao observado no início da temporada anterior. 

EMPRESAS: Friboi inaugura centro de distribuição em Brasília
A Friboi, empresa da JBS líder no Brasil na produção de proteína bovina, acaba de inaugurar um novo Centro de Distribuição em Brasília, no Distrito Federal. Em novembro, inaugurará outro em Itajaí, Santa Catarina. O objetivo é expandir a capacidade logística para o mercado interno em ambas as regiões, consideradas estratégicas para a Companhia. O CD em Brasília, que já entrou em operação, tem capacidade de armazenagem de 800 toneladas e irá atender a capital e cidades satélites. O novo CD da Friboi em Itajaí, que iniciará operação, terá 1.340 toneladas de capacidade de armazenagem. Os dois centros devem gerar, ao todo, cerca de 300 novos postos de trabalho.

MILHO: Line-up prevê embarques em agosto de 4,838 milhões de toneladas
O line-up, a programação de embarques nos portos brasileiros, indica que poderão ser exportadas 4,838 milhões de toneladas de milho em agosto, conforme levantamento de SAFRAS & Mercado. Até agora, os volumes embarcados no mês somam 3,271 milhões de toneladas. Para setembro estão programados embarques de 692,455 mil toneladas. No acumulado de fevereiro/21 a setembro/21, a programação de embarques aponta volumes de 9,330 milhões de toneladas de milho. 

GRÃOS: La Niña pode afetar safras de milho e soja na Argentina
A seca nos próximos seis meses na Argentina deve reduzir o tamanho das duas principais safras comerciais do país, milho e soja, enquanto complica a navegação de navios de carga de grãos no rio Paraná, disseram analistas consultados pela Agência Reuters. Segundo meteorologistas, o fenômeno climático La Niña provavelmente ressurgirá depois de uma aparência irregular na última temporada, trazendo mais seca para uma parte da América do Sul que já está com déficit hídrico há meses. 

CAFÉ: Colheita da safra 2020/21 atinge 89% no Paraná
O Paraná avançou na colheita da safra 2020/21, que atinge 89% da área. No momento, 71% das lavouras estão em boas condições de desenvolvimento, 27% médias e 2% ruins, segundo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado. As plantas estão na fase de maturação. Na semana passada, a colheita atingia 71% da área. No dia 17 de agosto de 2020, a colheita no estado atingia 98% da área. 
A safra 2020/21 do estado deve ficar em 52,4 mil toneladas, queda de 10% ante as 58 mil toneladas da temporada anterior. A produtividade média é estimada em 1.576 quilos por hectare, abaixo dos 1.688 quilos colhidos na temporada 2019/20. A área a ser colhida ficou em 33,3 mil hectares, 3% aquém dos 34,4 mil hectares na temporada anterior. 
logo