John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    Proprietários rurais já podem emitir CCIR 2023

    Documento é necessário para quem pretende conseguir financiamentos bancários, e também transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar ou partilhar o imóvel
    Rafael De Marco
    Arquivo
    Arquivo

    Tags:

    Notícias

    Agricultura

    O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) é um documento destinado a todos os proprietários de imóveis rurais cadastrados no Sistema Nacional de Cadastro de Imóvel Rural (SNCR) – base de dados federal, gerenciada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Por isso, estar em dia com o CCIR é fundamental, já que apenas com esse documento é possível transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar o imóvel rural, e conseguir financiamentos bancários para investimento na propriedade.

     

    Com isso, é preciso estar atento para se manter em dia com essa regulamentação. Para 2023, os proprietários rurais já podem emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). O documento, que deve ser feito anualmente, serve como comprovação de que o imóvel rural está cadastrado de forma regular no Incra. O ato legal que regulamenta a emissão do CCIR 2023 foi emitido pela Presidência do Incra, publicado em 15 de junho de 2023 no Diário Oficial da União (DOU).

     

    COMO FAZER

    Para obter o CCIR, primeiro é necessário pagar a chamada taxa de serviço cadastral. Nesse ano, é possível fazer o pagamento por meio de pix, cartão de crédito ou boleto bancário. Somente após a confirmação da operação de pagamento, será emitido o CCIR válido, com o status de "Quitado".

     

    É preciso atenção ao fato de que a taxa de serviço cadastral é de 30 dias após a data de lançamento. Caso a quitação não ocorra até a data limite, haverá cobrança de multa e juros. Além disso, os débitos da taxa de anos anteriores serão cobrados no atual certificado.

     

    Após o pagamento da taxa, é possível obter a emissão do CCIR nas Salas da Cidadania das superintendências regionais e unidades avançadas do Incra ou em uma das Unidades Municipais de Cadastramento (UMC), instaladas em parceria com as prefeituras.

     

    Estará disponível, ainda, a opção via download do aplicativo SNCR-Mobile, na plataforma  gov.br , compatível para dispositivos móveis (celulares e tablets) que usam os sistemas Android ou IOS

     

    PARA SABER MAIS

    Para consultar e/ou emitir o CCIR 2023 diretamente, basta clicar AQUI ou acessar  sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao

    Com informações da CNA