John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    Soloteca da Embrapa será fonte de pesquisas para o agro

    Local reúne 50 mil amostras de solos em modernas estantes deslizantes. Inauguração faz parte das comemorações do Dia Mundial do Solo
    Rafael De Marco
    Arquivo
    Arquivo

    Tags:

    Agronomia

    Solo

    Embrapa

    A Soloteca Humberto Gonçalves dos Santos será inaugurada pela Embrapa no dia 5 de dezembro, na programação das comemorações pelo Dia Mundial do Solo. Será uma homenagem um dos maiores cientistas do solo do Brasil, falecido em 2018 e que trabalhou na Embrapa Solos por mais de 40 anos. Será um ponto de consulta por parte de pesquisadores nacionais e também do exterior.

     

    De acordo com o chefe de P&D da Embrapa Solos, Silvio Bhering, a nova Soloteca tem capacidade para arquivar 50 mil amostras de solos em modernas estantes deslizantes.

     

    “Contamos atualmente com cerca de 4 mil perfis de referência, que foram coletados, catalogados e registrados desde os anos 1970, por meio das Reuniões de Classificação e Correlação de Solos (RCC) e outras missões de campo, que foram fundamentais para a elaboração do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). A consulta desse material por pesquisadores da Embrapa e instituições parceiras fomentarão projetos e novos métodos com foco na química verde, a partir dos resultados analíticos e características morfológicas vinculados a cada perfil da coleção”, detalha.

     

    DIA DO SOLO
    A Embrapa Solos comemora o Dia Mundial do Solo de 2023 mostrando como esse recurso natural é fundamental para a saúde e o bem-estar da sociedade. Segurança alimentar será o tema principal do evento programado para o dia 5 de dezembro, das 10h às 12h, no auditório do centro de pesquisa, localizado no bairro Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (RJ), com transmissão ao vivo pelo Google Meet. “Solo e água: fontes de vida” é o mote que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) escolheu este ano para a data celebrada em todo o mundo.

     

    A abertura do evento será feita pela chefe-geral da Embrapa Solos, Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin. A primeira palestra,  com o pesquisador da Unidade Daniel Pérez, discutirá como a segurança alimentar é fundamental para a defesa e a segurança nacional.

     

    Na sequência, a diretora do Instituto Comida do Amanhã, Francine Xavier, falará sobre segurança alimentar e políticas municipais no âmbito do projeto LUPPA, que tem a missão de apoiar cidades no alcance de sistemas alimentares saudáveis.

     

    Soloteca da Embrapa será fonte de pesquisas para o agro 1

     

    O evento do Dia Mundial do Solo na Embrapa Solos é aberto a todos os interessados. Confira os detalhes:

     

    Programação

    Dia Mundial do Solo

     

    Terça-feira, 05/12/2023 - 10h às 12h

    Auditório da Embrapa Solos (Rua Jardim Botânico, 1.024 – Rio de Janeiro/RJ)

    Transmissão ao vivo pelo Google Meet: https://meet.google.com/pja-awvj-xup

     

    10h: Abertura do Evento - Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, chefe-geral da Embrapa Solos

     

    10h15: Palestra “Nexus segurança alimentar e defesa” - Daniel Pérez, pesquisador da Embrapa Solos

     

    10h50: Palestra “Solo e água no centro da mesa – segurança alimentar e políticas municipais no projeto LUPPA” - Francine Xavier, diretora do Comida do Amanhã

     

    11h25: Debate

     

    11h45: Inauguração da Soloteca Humberto Gonçalves dos Santos

     

    12h: Encerramento

     

    Com informações da Embrapa Solo