John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    VOCÊ CONECTADO: Fique ligado nas notícias do dia (15/8)

    Conecta traz um resumo dos principais fatos e acontecimentos que impactam o agronegócio no Brasil e no mundo para que o produtor rural termine o dia bem informado
    Rafael De Marco
    Arquivo
    Arquivo

    Tags:

    Notícias

    CARNES: Governo argentino suspende exportações por 15 dias

    O governo argentino ordenou a suspensão exportações de carnes há 15 dias, após a desvalorização que o Banco Central fez em quase 22% o dia de ontem. Conforme noticiado oficialmente, a medida está pendente de um acordo de preço com o consórcio de frigoríficos. O governo busca evitar que os últimos aumentos sejam repassados aos preços ao consumidor, em meio ao aumento da inflação e 70 dias antes das eleições gerais.

     

    MILHO: Exportações brasileiras em julho fecham em 4,23 milhões de toneladas, superando 2022

    As exportações brasileiras de milho em julho/23 fecharam em 4,23 milhões de toneladas e superaram os escoamentos no mesmo período de 2022. Segundo os dados da Secex, em julho/23 o país enviou ao exterior 309,30% e 2,70% a mais que junho/23 e julho/22, respectivamente, volume recorde para o período de acordo com a série histórica. Já Mato Grosso exportou 2,54 milhões de toneladas de toneladas em julho/23, valor 269,08% a mais do que em junho/23, mas 17,54% a menos que no mesmo período de 2022. Essa retração anual foi pautada pela prolongação do período de escoamento da soja neste ano, que acabou aumentando a competitividade com o milho nos terminais de embarques.

     

    FERTILIZANTES: Petrobras pretende retomar operação em fábrica no Paraná

    Em visita à Refinaria Getúlio Vargas (REPAR) e à ANSA, unidades da Petrobras no Paraná, o presidente da companhia, Jean Paul Prates, afirmou que está em fase final de estudos a retomada da produção de fertilizantes na Araucária Nitrogenados (ANSA), subsidiária da Petrobras. Após a finalização dos estudos de viabilidade técnica e financeira, o tema deve passar ainda pela Diretoria Executiva e pelo Conselho de Administração da empresa. A fábrica está desativada desde 2020 e, após investimentos e adequações para atender às normas regulatórias, poderá voltar a operar no primeiro semestre de 2024.

     

    ALGODÃO: Conab indica colheita em 55,2% da área no Brasil para 2022/23

    A colheita da safra 2022/23 de algodão está em 55,2% da área dos sete principais estados produtores do Brasil (que representam 98% do total), conforme levantamento semanal da Companhia de Abastecimento (Conab), com dados recolhidos até 12 de agosto. Na semana anterior, a colheita estava em 39,7%. Em igual período do ano passado, o número era de 80,3%.

     

    TRIGO: Plantio está finalizado no Brasil e colheita atinge 3,6%

    O plantio de trigo está finalizado na área estimada para a temporada 2022/23 nos sete principais estados produtores do Brasil (Goiás, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul que representam 99,9% do total), conforme levantamento semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com dados recolhidos até 12 de agosto. Na semana anterior, a semeadura estava em 99,9%. Em igual período do ano passado, o número era de 99,5%. A colheita da safra 2022/23 está em 3,6% da área dos sete principais estados produtores. Na semana anterior, a ceifa estava em 2,7%. Em igual período do ano passado, o número era de 2,6%.

     

    MILHO: Conab indica colheita da 2a safra 2022/23 em 72,4% no Brasil

    A colheita de milho 2a safra 2022/23 atingiu 72,4% da área estimada no Brasil, conforme relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com dados até 12 de agosto. Na semana anterior, a ceifa atingia 64,3% da área. Em igual período do ano passado, os trabalhos de colheita haviam sido concluídos em 86,4% da área.