John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    VOCÊ CONECTADO: Fique ligado nas notícias do dia (15/9)

    Conecta traz um resumo dos principais fatos e acontecimentos que impactam o agronegócio no Brasil e no mundo para que o produtor rural termine o dia bem informado
    Rafael De Marco
    Arquivo
    Arquivo

    Tags:

    Agronegócio

    AGENDA: Acompanhe os principais eventos do agronegócio na próxima semana

    -Segunda-feira (18/09) - A FGV divulga, às 8h, o IGP-10 de setembro. - O Banco Central divulga, às 8h30, o Relatório Focus com as previsões do mercado para a economia. - Inspeções de exportação semanal dos EUA - USDA, 12h. - Relatório de evolução e condições das lavouras nos Estados Unidos - USDA, 17h. - O Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio e do Turismo divulga, às 15h, a balança parcial preliminar de setembro.

    -Terça-feira (19/09) - A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulga, às 7h, o IPC-S do município de São Paulo da 2 quadrissemana de setembro. - Eurozona: A leitura revisada do índice de preços ao consumidor de agosto será publicada às 6h pelo Eurostat. - A sexta edição do SAFRAS Agri Week tem início a partir das 09h. - Dados sobre as lavouras do Paraná - Deral, na parte da manhã. - A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publica as perspectivas econômicas de 2023.

    -Quarta-feira (20/09) - Japão: A balança comercial de agosto será publicada pelo ministério das Finanças. - China: A decisão de política monetária será publicada pelo Banco do Povo da China (Pboc, o banco central do país). - Alemanha: O índice de preços ao produtor de agosto será publicado às 3h pelo Destatis. - A Conab divulga os resultados do terceiro Levantamento da Safra de Café 2023, às 09h. - Segundo dia da sexta edição do SAFRAS Agri Week, a partir das 09h. - Reino Unido: O índice de preços ao consumidor de agosto será publicado pelo departamento de estatísticas. - Reino Unido: O índice de preços ao produtor de agosto será publicado pelo departamento de estatísticas. - EUA: A posição dos estoques de petróleo até sexta-feira da semana passada será publicada às 11h30 pelo Departamento de Energia (DoE). - O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) divulga decisão de política monetária e projeções econômicas após reunião às 15h. - Segundo dia de reunião do Copom e divulgação do novo valor da Selic (taxa básica de juros).

    -Quinta-feira (21/09) - O terceiro e último dia da sexta edição do SAFRAS Agri Week começa a partir das 09h. - Reino Unido: A decisão de política monetária será publicada às 8h pelo Banco da Inglaterra. - Eurozona: A leitura preliminar da confiança do consumidor de setembro será publicada às 11h pela Comissão Europeia. - Exportações semanais de grãos dos EUA - USDA, 9h30. - Dados sobre o desenvolvimento das lavouras no RS - Emater, na parte da tarde. - Dados de desenvolvimento das lavouras argentinas - Bolsa de Cereais de Buenos Aires, 15hs. - Relatório de condições das lavouras da Argentina Ministério da Agricultura, na parte da tarde.

    -Sexta-feira (22/09) - Reino Unido: As vendas no varejo de agosto serão publicadas às 3h pelo departamento de estatísticas. - Japão: A leitura do índice de preços ao consumidor de agosto será publicada pelo departamento de estatísticas. - Japão: A decisão de política monetária será publicada às 23h pelo Banco do Japão (BoJ). - O Imea divulga relatório sobre a evolução das lavouras no Mato Grosso.

     

    CARNES: Com mais um caso em São Paulo, focos de gripe aviária no Brasil chegam a 99
    Até às 13h de hoje, o painel de dados para consulta online disponibilizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) contabilizava 99 focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) desde a primeira confirmação, ocorrida em 15 de maio. São 97 casos em aves silvestres e dois em aves de subsistência. Outros 9 casos estão sendo investigados. O Espírito Santo segue com 29 casos, sendo 28 em aves selvagens e um em ave de fundo de quintal. O Rio de Janeiro conta com 17 focos em aves selvagens. São Paulo somou mais um registro e tem agora 25 casos confirmados. O Paraná possui 12 focos da doença. A Bahia segue com quatro ocorrências. Santa Catarina registrou 11 casos, sendo 10 em aves selvagens e um em ave de fundo de quintal. O Rio Grande do Sul continua com um caso registrado. Do número total de focos confirmados até agora no Brasil, todos foram considerados encerrados.

     

    ALGODÃO: Colheita no Brasil atinge 98% da área, estima Abrapa

    A Abrapa informou o progresso da colheita da safra 2022/23 de algodão no Brasil até sexta-feira (15). Paraná tinha 100% da área colhida; São Paulo, 99%; Mato Grosso do Sul, 100%; Minas Gerais, 97%; Goiás, 97,3%; Bahia, 92,7%; Mato Grosso, 100%; Piauí, 99,85% e Maranhão, 98%. A média do Brasil era de 98% da área colhida.

     

    SOJA: Esmagamento em agosto atinge 161,453 milhões de bushels nos EUA

    A Associação Norte-Americana dos Processadores de Óleos Vegetais (NOPA) informou que o esmagamento de soja atingiu 161,453 milhões de bushels em agosto, ante 173,303 milhões no mês anterior. A expectativa do mercado era de 167,8 milhões. Em agosto de 2022, foram 165,538 milhões de bushels. A Associação indicou ainda que os estoques de óleo de soja americanos em agosto somaram 1,250 bilhão de libras, ante o esperado 1,483 bilhão. No mês anterior, foram 1,527 bilhão de libras.

     

    CARNES: Conab estima produção recorde de proteínas, com 29,6 milhões de toneladas

    A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou em agosto a estimativa de recorde na produção e exportação de proteínas (suínos, aves e bovinos) em 2023. A expectativa é que a produção alcance 29,6 milhões de toneladas, com uma previsão de exportação de 9 milhões de toneladas. Mesmo com a alta no volume exportado, a disponibilidade de proteínas no mercado nacional será de 20,44 milhões de toneladas, registrando um crescimento de 2,4% em relação a 2022. O recorde é reforçado pela suinocultura, com alta projetada em 2,7% em relação ao ano passado, perfazendo 5,32 milhões de toneladas. A bovinocultura deve produzir 9 milhões de toneladas e o setor de aves, 15,21 milhões de toneladas. O aumento da oferta de carnes no mercado interno tem auxiliado na redução de preços da cesta básica e ajudado no controle da inflação.

     

    EUA: Produção industrial sobe 0,4% em agosto ante julho

    A produção industrial dos Estados Unidos subiu 0,4% em agosto ante o mês anterior, após subir 0,7% em julho (dado revisado), segundo o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Na comparação com agosto de 2022, a produção total subiu 0,2%. A utilização da capacidade instalada da indústria avançou para 79,7% em agosto, após a taxa de 79,5% em julho, em dado revisado. Na comparação com agosto de 2022, a capacidade aumentou 1,6%. As informações partem da Agência CMA.

     

    CAFÉ: 5a Conferência Mundial e reunião do Conselho Internacional acontecem na India na próxima semana

    A 5a Conferência Mundial do Café (WCC 2023), um evento de destaque no setor cafeeiro global, está marcada para ocorrer de 23 a 28 de setembro de 2023, no Bangalore Palace Grounds, em Bangalore, India. A realização dessa conferência, pela primeira vez na Ásia, é uma iniciativa conjunta da Coffee Board of India e da Organização Internacional do Café (ICO). Durante o evento acontecerá também a 136a Sessão do Conselho Internacional do Café. Este prestigioso encontro reunirá líderes, formadores de opinião, nações produtoras e importadoras de café, traders, dealers, exportadores, importadores, associações de café, líderes do setor, especialistas globais em café, indústrias do café solúvel, do torrado e moído, além de outros representantes de mais de 80 países. O objetivo é debater e colaborar na construção de um setor cafeeiro sustentável, do grão à xícara, com foco na sustentabilidade por meio da Economia Circular e da Agricultura Regenerativa.