John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    VOCÊ CONECTADO: Fique ligado nas notícias do dia (3/10)

    Conecta traz um resumo dos principais fatos e acontecimentos que impactam o agronegócio no Brasil e no mundo para que o produtor rural termine o dia bem informado
    Rafael De Marco
    Arquivo
    Arquivo

    Tags:

    Agronegócio

    MILHO: Estimativa do VBP de MT exibe aumento de 1,61% ante 2022, diz Imea

    Segundo a divulgação do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (2), a 4a estimativa do Valor Bruto da Produção (VBP) de 2023 para agricultura e floresta, em Mato Grosso, exibiu aumento de 1,61% quando comparado com o ano de 2022, ficando estimado um faturamento de R$ 172,78 bilhões. Já no que tange ao milho, o VBP do cultura, que representa 23,18% da agricultura e floresta ficou projetado em R$ 40,04 bilhões, com recuo de 9,27% quando comparado com o faturamento do ano passado. Esse cenário de redução, foi pautado, principalmente, pela desvalorização no preço comercializado do cereal nos últimos meses, em função do incremento expressivo da oferta de milho em Mato Grosso. Por fim, o que pode influenciar nas estimativas futuras do VBP do milho é a oscilação no preço do cereal, uma vez que ainda faltam 18,20 milhões de toneladas para serem negociadas da temporada 22/23 no estado.

     

    GRÃOS: Desbloqueio das exportações ucranianas pode ser resolvido nas próximas semanas, diz ministro

    Alguns países do leste europeu já chegaram a um acordo sobre um plano de licenciamento para produtos agrícolas ucranianos fornecidos à União Europeia. Porém, Polônia, Hungria, Eslováquia, Romênia e Bulgária ainda estão envolvidas para desbloquear as exportações. De acordo com o Ministro da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, Mykola Solsky, nesta segunda-feira (2), em questão de semanas a situação será resolvida. Na verdade, a Romênia e a Bulgária já estão implementando essa opção e aguardam nossos próximos passos. Enquanto isso, os três países restantes estão em negociações", observou. Solskyi também afirmou que na próxima semana haverá reuniões regulares com representantes desses países, em conjunto com a Comissão Europeia.

     

    MILHO: Japão deve importar 15,3 milhões de t na safra 2023/24

    O Japão deverá importar 15,3 milhões de toneladas de milho na safra 2023/24, que iniciou em outubro, segundo informações do boletim Gain Report, de adidos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O volume deve superar as 15 milhões de toneladas registradas na temporada 2022/23. O consumo previsto pelos adidos para o Japão é estimado em 15,350 milhões de toneladas de milho em 2023/24, ante as 15 milhões de toneladas demandadas em 2022/23.

     

    TRIGO: Exportações da Rússia somam 6 milhões de toneladas em setembro

    A Rússia exportou 6 milhões de toneladas de trigo em setembro, o maior volume para o mês nos últimos seis anos. Segundo dados da União Russa de Grãos, o volume representa alta de 16,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Desde o começo da temporada, em julho, os embarques cresceram 42% e somam 17 milhões de toneladas. Ao todo, foram 6,99 milhões de toneladas de grãos exportadas pela Rússia em setembro, alta de 17,6% ano a ano. A cevada se manteve quase inalterada, em 790 mil toneladas. Já o milho teve alta de 670% para 201 mil toneladas. O maior comprador do trigo russo em setembro foi o Egito, com 782 mil toneladas, 31% menos do que no mesmo mês do ano passado. Os embarques para a Turquia, após caírem nos meses anteriores, se recuperaram em setembro, somaram 616 mil toneladas e superaram em 4% o nível de setembro de 2022.

     

    FERTILIZANTES: Line-up aponta importação de 5,148 milhões de toneladas

    De acordo com levantamento realizado pela agência marítima Williams Brasil, foi agendada a importação de 5,148 milhões de toneladas no período de 1º de setembro a 2 de outubro. Pelo porto de Paranaguá (PR) deve ser desembarcada a maior parte (1,634 milhão de toneladas). Depois aparece o porto de Santos (SP), com 972 mil toneladas. Em terceiro lugar aparece o porto de Rio Grande (RS), com 744 mil toneladas. O relatório da agência leva em conta as embarcações já ancoradas, as que estão em largo esperando atracação e ainda as com previsão de chegada até o dia 15 de novembro.

     

    CARNES: Embrapa discute tendências de inovação para suínos e aves

    A Embrapa Suínos e Aves promoverá no dia 25 de outubro um debate sobre as principais tendências de inovação para a avicultura e suinocultura. A discussão será o ponto central do evento "Inova 2023 - Avicultura e Suinocultura do amanhã", que ocorrerá na sede da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC). O evento também anunciará as empresas selecionadas pelo edital público do Programa Inova para a construção de projetos de inovação e entregará o prêmio Destaque da Suinocultura e Avicultura 2023.

     

    TRIGO: Qualidade não é boa na região de Campo Mourão (PR), mas supera o ano passado

    A colheita de trigo atinge 91% nos municípios que compõem o núcleo regional de Campo Mourão (PR) do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura do Paraná. A área é estimada em 135 mil hectares. Segundo o técnico agrícola Paulo Borges, os últimos dias tiveram tempo seco e altas temperaturas. A meteorologia prevê chuvas de quinta a domingo. A previsão não preocupa pois são 125 mm no acumulado, mas devem vir de 20 mm a 30 mm por vez. A produtividade inicial era estimada em 3 toneladas por hectare. O problema é que a qualidade não está boa. Teremos trigo com ph [peso hectolitro] abaixo de 78, mas maior do que a do ano passado.

     

    MILHO: Line-up prevê embarques de 9,318 milhões de toneladas pelo Brasil em outubro

    O line-up, a programação de embarques nos portos brasileiros, indicou que poderão ser exportadas 9,318 milhões de toneladas de milho em outubro, conforme levantamento de SAFRAS & Mercado. Desse total, 249,9 mil toneladas de milho já foram embarcadas. Para novembro estão programados embarques de 795,9 mil toneladas de milho. Entre fevereiro/23 e janeiro/24, o line-up sinaliza embarques acumulados de 39,001 milhões de toneladas do cereal.