John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    VOCÊ CONECTADO: Fique ligado nas notícias do dia (3/8)

    Conecta traz um resumo dos principais fatos e acontecimentos que impactam o agronegócio no Brasil e no mundo para que o produtor rural termine o dia bem informado
    Rafael De Marco
    Arquivo
    Arquivo

    Tags:

    Notícias

    ARROZ: Safra da UE deve atingir 1,427 milhões de toneladas beneficiadas em 2023/24

    A produção de arroz da União Europeia está estimada em 1,427 milhão de toneladas beneficiadas no ano comercial 2023/24 (com início em setembro de 2023), ante 1,335 milhão da temporada anterior. As informações são do Gain Report do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A área a ser colhida deve somar 342 mil hectares em 2023/24, ante 328 mil em 2022/23. As importações de arroz beneficiado do bloco foram projetadas em 2,55 milhões de toneladas no ano comercial 2023/24, ante 2,5 milhões do período anterior. Já as exportações de arroz beneficiado foram previstas em 400 mil toneladas no ano comercial 2023/24, mesmo patamar do período anterior.

     

    CAFÉ: Colheita da safra brasileira 2023 está em 80%

    A colheita da safra brasileira de café 2023/24 atingiu 80% até o dia 2 de agosto. É o que indica o levantamento semanal de SAFRAS & Mercado, mostrando avanço de 6 pontos percentuais em relação à semana passada, quando os trabalhos estavam em 74%. A colheita está abaixo de igual período do ano passado (83%), e abaixo da média de 5 anos para o período (85). Assim, já foram colhidas 53,07 milhões de sacas de 60 quilos de uma safra total estimada por SAFRAS & Mercado de 66,65 milhões de sacas para 2023/24. Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a colheita de café no Brasil segue em bom ritmo, favorecida pelo tempo predominantemente seco em boa parte das regiões produtoras de café do país.

     

    Setor discute programa que prevê aumentar teor do etanol na gasolina

    Em reunião no ministério de Minas e Energia, representantes do setor de biocombustíveis discutiram possíveis contribuições ao Projeto de Lei (PL) "Combustível do Futuro", que tem entre as propostas, o chamado "E30", que pretende aumentar o teor de etanol na gasolina, de 27 para 30%. A iniciativa possibilita o aumento da octanagem da gasolina C, saindo de 93 para 94. A meta é atingir a octanagem 95 para permitir o desenvolvimento de motores a combustão mais eficientes que, combinados com a eletrificação veicular, permitirão maior eficiência energética, menor consumo de combustível e menores emissões de carbono.

     

    TRIGO: UE deve produzir 134,6 milhões de toneladas em 2023/24

    A União Europeia deve produzir 134,6 milhões de toneladas de trigo em 2023/24. Segundo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), na temporada anterior foram 134,17 mil toneladas. O bloco deve exportar 34,8 milhões de toneladas de trigo. Os estoques europeus ao final da temporada devem ficar em 13,79 milhões de toneladas.

     

    SEALBA, no Nordeste, passará a contar com mais 30 silos para armazenagem de grão

    A Agro Nutri Brasil construirá 30 silos no Nordeste, visando atender a uma área conhecida como Sealba, termo formado pela junção das siglas dos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia, formada por 171 municípios. "Seremos parceiros dos produtores de uma região que é uma grande produtora de grãos, mas que não dispõe da quantidade ideal de silos para armazenar tudo o que produz", conta o CEO da empresa, Ruy Rodrigues Santos Filho. Os silos terão tamanhos diversos. O menor com capacidade para 100 mil sacas de 60 quilos. O maior, para 1 milhão.

     

    Congresso Brasileiro da ABAG debaterá papel da inovação para ampliar competitividade

    O 22o Congresso Brasileiro do Agronegócio, uma realização da Associação Brasileira do Agronegócio - ABAG e da B3, a bolsa do Brasil, marcado para o dia 7 de agosto, destacará o papel da inovação para ampliar a competitividade do setor, impulsionando o crescimento das cadeias de valor e dos mercados. As inscrições para participar do Congresso nas modalidades presencial e online estão abertas, e podem ser feitas por meio do site oficial.