Com a palavra, Paula Hofmeister

Conheça essa gaúcha, que atua com produção de uvas viníferas no município de Pedras Altas. Mais uma história inspiradora trazida pelo Conecta em parceria com a Rede UMA

Diversidade, Equidade & Inclusão

img-news

“Sou Engenheira Ambiental e Sanitarista de formação e produtora rural por paixão. Filha e neta de produtores rurais, pecuaristas tradicionais na fronteira com o Uruguai, cresci em uma propriedade rural que trabalhava com ovinos, buscando excelência em lã e carne com a raça Corriedale.”

 

“Em 2003, meus pais, junto com parceiros, decidiram empreender de forma ambiciosa no agronegócio gaúcho, instalando um vinhedo na Serra do Sudeste, local não tradicional de produção de uvas, mas com excelentes clima e terras para produção de uvas para vinho. Foi assim que surgiu o Vinhedo Pedras Altas, que iniciou produzindo uvas Merlot e Cabernet Sauvignon.”

 

“No início da produção de uvas viníferas, muitos desafios foram enfrentados, até a estabilização da produção que confirmou as expectativas, pois hoje a produção do vinhedo é de ótimas uvas para produção de excelentes vinhos. Nos anos de 2010 e 2011, por exemplo, já foram produzidos os primeiros vinhos com marca própria, o vinho Vinhedo Pedras Altas. Nos anos seguintes, foram implantadas outras duas variedades de uvas, a Pinot Noir, em 2012 e a Tannat, em 2019.”

 

“Minha experiência com vinhedos aprofundou-se a partir de 2017, quando me mudei para o Vinhedo Pedras Altas, tendo a oportunidade de conviver e me dedicar à produção na plantação e manejo, o que exigiu uma grande adaptação. Costumo dizer que foi um grande desafio, pois sempre me identifiquei muito aos ovinos, na produção pecuária, por tradição familiar.”

 

“Aprendi que tudo o que ocorre, todas as ações que tomamos, precisam ser com muita cautela, pensando nas parreiras e na produção. Acompanhar todo o desenvolvimento da planta ao longo dos meses e das estações do ano é um trabalho diferenciado e encantador.”

 

“Na minha experiência, a poda é o momento mais delicado da safra, pois é ali que moldamos a planta para que ela produza uvas de qualidade. Foram precisos cursos e muito aprendizado no dia a dia com meu pai, Carlos Hofmeister, com quem aprendi a podar e a importância do ‘ritual da poda’. Então, chega a primavera e as parreiras passam a brotar folhas e, por fim, os frutos. Os cachos de uva são a coroação de tudo isso, pois é lindo ver as parreiras cheias de frutos.”

 

“Como Engenheira Ambiental, realizei importantes adequações no Vinhedo Pedras Altas para a realização de boas práticas ambientais. Muitos acham que engenharia ambiental e sanitarismo divergem com a relação ao agro, mas, para mim, é fundamental, principalmente para que o produtor rural saiba produzir de forma sustentável e garantindo o campo para as próximas gerações.”

 

“Por falar em conciliar atividades, em 2020 fui convidada para trabalhar na Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, a Farsul, e desde então atuo na área ambiental em Porto Alegre, para onde me mudei, sem deixar de acompanhar as atividades no vinhedo e na propriedade rural de forma remota”

 

“Trabalhar com produção de uvas numa região sem tradição é desafiador e isso a encanta, pois gosto de desafios. Por isso, passei a publicar meu dia a dia no vinhedo nas redes sociais, gerando interesse dos demais produtores, gerando reconhecimento e curiosidade que demonstram que estamos no caminho certo e que empreender é sempre um caminho bom e sem volta.”

 

“Sou muito realizada com nossa produção rural, trabalhar junto com meu pai, minha mãe e meu irmão na propriedade é a melhor parte. Para mim não existe realização maior que ver a nossa produção sendo reconhecida e meus pais cada vez mais com brilho nos olhos. Posso dizer que o vinho é a nossa maior realização, pois poder beber o vinho das uvas que nós produzimos com tanto carinho e empenho é uma sensação única. Além disso, receber elogios de amigos e desconhecidos nos faz muito bem e poder ler críticas boas de enólogos nos dá gás para seguirmos produzindo e buscando sempre o melhor”.

 

*O artigo completo pode ser lido no site da UMA: https://umaportodas.com.br/noticias/uvas-vinhos-inovacao-e-empreendedorismo/

 

 

logo