John Deere e Rede UMA: parceria pela Diversidade, Equidade e Inclusão

A John Deere Conecta passa a divulgar histórias inspiradoras coletadas pela União das Mulheres do Agro.

Diversidade, Equidade & Inclusão

img-news
“Este é o único planeta que chamamos de lar. Um lugar para criar raízes e estabelecer alicerces. Um lugar para criar cultivos, filhos e esperanças. Um planeta onde todos nós devemos trabalhar em harmonia...”

O trecho acima é a abertura do texto sobre o propósito maior da John Deere. E resume o objetivo do mais novo pilar da Conecta, dedicado a tratar de diversidade, equidade e inclusão no agronegócio e suas vertentes. A ação que inaugura esta categoria  é a parceria com a Rede UMA – União das Mulheres do Agro, a fim de compartilhar conteúdo na plataforma digital da John Deere de interação com clientes e o mercado agrícola. Essa colaboração vai proporcionar acesso direto a histórias de mulheres inspiradoras e suas ações em diferentes áreas do trabalho no campo.

“Estamos acompanhando o belo trabalho da União das Mulheres do Agro há algum tempo. Entendemos que a Rede UMA é uma organização muito séria, com uma atuação social importante e que faz um grande trabalho de engajamento e inclusão das mulheres do agro no contexto da agricultura brasileira, buscando capacitação, inspiração e encorajamento para que assumam funções importantes em diferentes áreas, de acordo com suas necessidades e aspirações. Com estas constatações, foi natural a aproximação entre a Rede UMA e a John Deere, por nos identificarmos em relação a valores e pelo fato de a John Deere também acreditar muito no tema da inclusão das mulheres no agro para benefício delas próprias e da agricultura brasileira em geral”, explica Leandro Carrion, Gerente de Geração de Valor e Experiência do Cliente para a América Latina da John Deere.

Cristiane Steinmetz, produtora rural e idealizadora da Rede UMA ao lado da irmã, Adriane, e da mãe, Clélia, comemora a união com a John Deere. “Sem dúvidas, esta parceria com a John Deere é um marco para a Rede UMA. É uma grande conquista que vem para fortalecer ainda mais o nosso projeto. Sozinhas, nós fazemos um trabalho de formiguinhas, mas quando temos empresas deste porte e credibilidade ao nosso lado, ocorre um grande impulso em nossas ações. Estamos muito felizes com esta parceria que, certamente, fará muita diferença no alcance dos nossos objetivos”, afirma.

A união entre John Deere e Rede UMA não ocorre por acaso. O tema diversidade, equidade e inclusão é levado muito a sério na empresa, inclusive como estratégia de negócio. Trata-se de uma ponte fundamental para atração e desenvolvimento de talentos, impactando na qualidade do trabalho e, consequentemente, na sustentabilidade e crescimento dos negócios. “A visão de futuro e o foco de trabalho da Rede UMA no desenvolvimento pessoal, profissional e emocional das mulheres do agro se encaixam muito bem em nossas prioridades, pois entendemos que a diversidade de gênero, com equidade de condições, resulta em riqueza de ideias, com diferentes perspectivas e experiências, um ambiente de trabalho mais respeitoso, maior potencial de inovação e, certamente, maior produtividade e melhores resultados para todos”, atesta Carrion.

O compartilhamento de conteúdo na Conecta é o primeiro passo de uma parceria que promete ser duradoura. Em conjunto com a ação para dar mais visibilidade junto ao tema diversidade, equidade e inclusão e sua importância para o agro, ampliando o objetivo  de motivar e encorajar as mulheres a seguirem crescendo em diferentes áreas do agronegócio, a John Deere vai oferecer oportunidades de capacitação com relação a produtos, tecnologia e serviços para as integrantes da Rede UMA.

Oportunidades de desenvolvimento para as mulheres do agronegócio são, justamente, um dos pontos principais da Rede UMA. “Nossa intenção vem ao encontro com o nosso propósito de fortalecer e unir mulheres que estão direta ou indiretamente ligadas ao segmento. Queremos que as mulheres que não têm condição de acessar conhecimentos e relacionamentos construtivos possam conseguir isso através da Rede.  E aqui estão os nossos desafios, pois ainda há muito por fazer e um longo caminho a percorrer. Mas contamos com o apoio de pessoas, instituições, entidades e empresas, que estão proporcionando um grande avanço em um tempo relativamente rápido e em meio à pandemia. O nosso termômetro é o número de integrantes conectadas com a Rede UMA, que já é grande e só faz crescer”, avalia Cristiane.

A relação da família Steinmetz com a John Deere antecede a criação da UMA. “A John Deere está presente desde o início das atividades de nossa propriedade rural e, em nossa cidade, Mineiros (GO), existe um concessionário, a Real Máquinas. Hoje, esta empresa é representada por mulheres que também vivem um processo de sucessão. Falo de nossa querida Leyna Fries, que já apoia nosso trabalho desde a criação ainda do grupo regional”, comenta Cristiane, lembrando que a Rede UMA nasceu de uma inquietação frente aos desafios que ela, a mãe e a irmã enfrentaram após uma sucessão familiar forçada devido à perda prematura do patriarca. Cris complementa: “Só temos a agradecer à Real Máquinas pois, sempre que buscamos apoio, nos foram estendidas as mãos. É algo muito lindo que foi construído ao longo dos anos e que, agora, com esta parceria em curso, fortalecem-se os laços ainda mais.”

Com a parceria junto à UMA, a John Deere será mais efetiva e assertiva nas ações de apoio, não somente às integrantes da rede, mas em relação a todas as mulheres do agro em geral, considerando a equidade de condições e a inclusão cada vez maior no contexto da agricultura brasileira. “Estamos comprometidos com Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), tanto internamente com nossos funcionários, como com nossos agricultores e agricultoras. Isto exige tempo e dedicação para entendimento do tema e das necessidades. Neste sentido, esta parceria com a Rede UMA nos traz ainda mais conhecimento dos desafios, necessidades e prioridades das mulheres do agro”, completa Leandro Carrion.

Junte-se a nós. A partir de agora, semanalmente na John Deere Conecta, venha conhecer Histórias Inspiradoras compartilhadas através da Rede UMA.
logo