ELAS no agronegócio brasileiro
Pesquisa aponta que ainda há muito espaço para a mulher conquistar no campo e o cenário é animador
Diversidade

O agronegócio tem um papel muito importante na economia do
país e foi responsável por 26% do PIB brasileiro em 2020, segundo a CNA. Para
entender os avanços e desafios envolvendo a mulher no meio rural brasileiro, a
Agroligadas - entidade formada por mulheres profissionais do agronegócio -
realizou a "Pesquisa sobre a participação feminina no agronegócio" em
parceria com a Corteva Agriscience, a Abag (Associação Brasileira do
Agronegócio) e o Sicredi.
O estudo ouviu 408 mulheres que atuam no agronegócio, com
média de idade de 40 anos, de norte a sul do país, e traz dados importantes que
trazem luz à participação feminina no setor. O assunto ganhou ainda mais força
neste mês de outubro, em que se celebrou o "Dia Internacional da Mulher
Rural", data estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para
ressaltar a importância das mulheres na agricultura e identificar os desafios
para que tenham uma participação plena e bem-sucedida no agronegócio.
"Há tempos a figura da mulher no agro deixou de ser
secundária. Aquela pessoa que apenas apoiava o marido na atividade rural deu
lugar à proprietária que faz a gestão da sua lavoura de ponta a ponta. No
entanto, há barreiras que precisam ser conhecidas por toda sociedade para que,
assim, possam ser enfrentadas e sanadas. E essa é a importância da
pesquisa", diz Geni Caline, presidente da Agroligadas.
ORGULHO, DESIGUALDADE E ACESSO A CRÉDITO
De acordo com o levantamento, 93% das brasileiras têm muito
orgulho de trabalhar no campo ou na indústria agrícola. Porém, quando o assunto
é desigualdade de gênero, 64% das entrevistadas acreditam que esse problema
cerca a cadeia do agronegócio, mesmo 79% afirmando que a situação de hoje é
melhor que há 10 anos. Para 21% das entrevistadas, há otimismo e essa igualdade
deverá chegar ao agronegócio em menos de 10 anos.
Para que isso possa acontecer, 90% dizem que é necessário
investir em três ações principais:
1 - Dar visibilidade aos projetos de sucesso;
2 - Aumentar a capacidade de treinamento;
3 - Ter acesso ao crédito de forma igualitária, para que os
investimentos em maquinários, processos e capacitação de profissionais possam
seguir na mesma proporção que a dos homens.
Um ponto que chama a atenção é que 54% das mulheres
acreditam que ganham menos que os homens, ainda que a desigualdade de gênero
tenha diminuído, na opinião das entrevistadas.
O acesso a financiamento - importantíssimo para todo
produtor ou produtora rural - é mais um gargalo. Do ponto de vista de igualdade
de confiança do setor financeiro para aquisição de linhas de crédito, apesar de
49% das mulheres dizerem ter as mesmas facilidades, ainda afirmam ter menos
acesso que os homens. No entanto, 80% das mulheres buscam financiamento para
empreender.
"Para o Sicredi, estudos como este são importantes para
mostrar o cenário atual desse segmento produtivo, que ganha cada vez mais
espaço no agro brasileiro. Especificamente para o público feminino, o Sicredi
lançou, em setembro de 2020, o "Comitê Mulher", que tem o objetivo de
promover a equidade de gênero no cooperativismo de crédito e em todos os níveis
de gestão das cooperativas, por meio de ações educativas que preparam as
mulheres associadas para liderar, empreender e promover o desenvolvimento do nosso
modelo de negócio. Nossa busca também é por debates sobre projetos apoiados
pelo Sicredi na comunidade local e incentivo para mais crédito voltado a
empreendimento liderados por mulheres", aponta Marilucia Dalfert, gerente
de crédito rural do Sicredi.
TECNOLOGIA NA PANDEMIA
Quando o tema é tecnologia, já se percebe nitidamente um
avanço no uso de novas soluções proporcionadas pela adoção do trabalho a
distância, já que 41% das mulheres ligadas à produção rural trabalham em
centros urbanos, sendo que 66% delas dizem ter acesso suficiente à tecnologia
para execução de seus trabalhos.
Ao refletirem sobre as preocupações atuais das mulheres na
produção rural, 95% delas prezam pelo bom desempenho dos negócios. Em tempos de
pandemia e de instabilidade econômica, se manter firme e atuante no mercado se
tornou um dos maiores desafios para as entrevistadas, seguido por estabilidade
financeira (93%); realização profissional (92%) e; futuro dos filhos (83%).
Esse olhar de cuidado é percebido também quando são questionadas
sobre o que esperam para sua rotina de trabalho e para sua vida pessoal e
familiar em um futuro próximo. Para 95%, melhorar a capacitação profissional
está entre as principais prioridades; 90% querem aumentar a capacidade
produtiva de suas propriedades; seguido por 82% das entrevistadas que sonham
ter mais tempo para si próprias.
Conquistar espaço e confiança no ambiente de trabalho são
desafios da mulher contemporânea, independentemente se ela vive no campo ou na
cidade. "No meio rural, apesar do preconceito ser mais evidente, as
mulheres vêm quebrando essas barreiras com muita rapidez e conquistando espaços
até então ocupados apenas pelos homens. A natureza feminina multifacetada é
acolhedora, protetora e sempre preocupada com o bem-estar de todos a sua volta.
Esse é um diferencial bastante perceptível nos dados da pesquisa", destaca
Gislaine Balbinot, gerente de comunicação da ABAG.