John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    John Deere Brasil adere à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial

    Além da adesão à IEIR, companhia possui diversas ações que são colocadas em prática tanto regionalmente e globalmente
    Rafael De Marco
    Antonio Carrere assina adesão ao lado de José Vicente (Divulgação)
    Antonio Carrere assina adesão ao lado de José Vicente (Divulgação)

    Tags:

    Diversidade

    Inclusão

    John Deere

    A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, assinou a adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial (IEIR). Formado por mais de 80 empresas, o movimento busca promover o respeito e diversidade a partir de pilares como compromisso da presidência e executivos, igualdade de oportunidades, promoção de um ambiente seguro, aumento da sensibilização e conhecimento dos funcionários e fornecedores, além de ações comunitárias.

     

    A assinatura foi realizada durante um painel que apresentou aos funcionários detalhes do projeto para enfrentar a desigualdade racial e promover a equidade no ambiente corporativo. “Sabemos que estamos em uma jornada de aprendizado e a adesão de hoje se junta a uma série de programas. Acreditamos que essa parceria com a Iniciativa vai nos ensinar muito e nos ajudar a dar um salto ainda maior na agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão”, ressaltou Antonio Carrere, presidente da John Deere Brasil.

     

    O presidente do Conselho da Iniciativa, reitor e fundador da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, enfatizou a importância da participação de grandes companhias no projeto. “A empresa é uma extensão da sociedade, porque os problemas que afligem o indivíduo, afligem também a coletividade. E as soluções precisam ser coletivas, por isso a existência da Iniciativa Empresarial. Poder contar com a John Deere nesse compromisso é uma potência para que todo o ecossistema compreenda que essa pauta é importante e urgente”, ressalta Vicente.

     

    John Deere Brasil adere à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial 1

    José Vicente assina a adesão ao lado Antonio Carrere (Divulgação)

    Além da adesão à Iniciativa, a John Deere possui diversas ações que são colocadas em prática na companhia, regionalmente e globalmente como:

     

    Rede BERG (Black Employee Resource Group): Grupo de afinidade composto por colaboradores e colaboradoras voluntárias que trabalham no desenvolvimento de projetos, engajamento de pessoas, comunicação e realização de eventos. Algumas das atividades incluem newsletters com materiais de conscientização, letramentos raciais, lives e eventos para dar visibilidade a datas importantes, pílulas de conhecimento, mentoria, entre outros.

     

    Estágio Afirmativo “Acelera”: Em colaboração com a EmpregueAfro, a empresa lançou programa afirmativo para negros e negras, que já selecionou 23 estagiários;

     

    Programa “Black Talk”: Oferece acesso a uma plataforma de desenvolvimento de inglês exclusivo para negros e negras por um ano a 100 funcionários internos e 100 pessoas externas;

     

    Programas de Aceleração de Carreira (LAP e eLAP): A empresa considera a representatividade de pessoas negras em seus programas de aceleração de carreira, demonstrando um compromisso em proporcionar igualdade de oportunidades de crescimento profissional;

     

    Comunicação e Cultura Inclusiva: Em parceria com as redes de afinidade, é definido um calendário anual integrado de ações de impacto que visam sensibilizar, conscientizar e informar o público interno e externo. Lives de letramento para todos os colaboradores e rodas de conversa sobre as temáticas prioritárias são alguns exemplos destas ações;

     

    Campanha de Autodeclaração Racial: A iniciativa desenvolve campanhas periódicas para que funcionários(as) a se identificarem racialmente, o que é fundamental para a elaboração de políticas e ações específicas de promoção da diversidade e inclusão.

     

    John Deere Brasil adere à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial 2

    Com informações da assessoria de imprensa