John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    AgTech Meeting 2022: encontro de inovação aberta de referência no agronegócio

    John Deere participa do evento exclusivo para convidados, que contará com 5 painéis sobre assuntos relevantes do ecossistema de inovação em ag&food tech
    Rafael De Marco
    AgTech Meeting 2022: encontro de inovação aberta de referência no agronegócio
    AgTech Meeting 2022: encontro de inovação aberta de referência no agronegócio

    Tags:

    Agronegócio

    Inovação

    Startup

    John Deere

    O AgTech Garage promove o AgTech Meeting “Universo Agro do Presente e Futuro”, dia 25 de agosto, em sua sede, localizada em Piracicaba, no interior paulista. A ação tem como objetivo trazer luz aos assuntos mais relevantes do ecossistema de inovação em ag&food tech.

    O encontro será exclusivo para 350 participantes convidados, entre líderes das mais de 80 empresas parceiras do AgTech Garage, CEOs e diretores das startups da comunidade, pesquisadores do Fellowship AgTech Garage e produtores rurais.

    A John Deere marca presença no AgTech Meeting 2022. Leandro Carrion, Gerente de Inovação, Geração de Valor e Experiência do Cliente da John Deere, vai liderar o Painel “Experiências 360º, do campo à mesa do consumidor”. Ao seu lado, Camilla Gurgel, Diretora Executiva e Partner do Hub1601 e da Deboo; e Marcelo Pivovar, Líder de Tecnologia e Transformação de Negócios da Oracle, discutirão sobre como a tecnologia, a gamificação e o metaverso podem proporcionar novas experiências de relacionamento com o cliente e com a sociedade para grandes marcas.

    O AgTech Meeting 2022 será uma grande oportunidade de se conectar com o ecossistema de inovação no agro e fazer networking. Afinal, abordará temas desde as startups unicórnios ao mercado de carbono, passando pelas experiências 360° no relacionamento com o cliente e estruturas globais e locais para gestão da inovação, até chegar na transformação digital da pecuária. 

    Durante o evento, acontece ainda o lançamento do Report AgTech Garage, apontando a direção do crescimento do hub, que completou 5 anos em 2022. O material inédito traz detalhes da estratégia de expansão do AgTech Garage, em termos geográficos e também quanto ao posicionamento na cadeia do agronegócio, indo do campo à mesa do consumidor.

    Confira a agenda completa e os painelistas confirmados:

    10h - Painel #1 Soonicorns no agronegócio
    O cenário para investimento em startups mudou. E isso afeta também as agtechs brasileiras, tanto as no caminho para se tornarem unicórnios (as soonicorns) como aquelas em processo de amadurecimento da sua governança. A mesa discute se os recursos dos Ventures Capitals para agtechs em fase de growth estão mesmo secando. O espaço para o investimento estratégico de Corporate Venture Capitals tende a aumentar? E como as áreas de inovação das empresas estão contribuindo para compor as teses de investimento? 

    Flavio Zaclis – Diretor da Barn Investimentos
    Álvaro Andrés Gómez Rodríguez – Diretor da Suzano Ventures
    Isadora Faria – Gerente Sênior de Novos Negócios e Inovação da PwC Brasil
    José Tomé – CEO do AgTech Garage

    11h20 - Painel #2 Novo agro carbono neutro e negativo
    O mesmo agronegócio que emite gases de efeito estufa também sequestra e pode  neutralizar as emissões do gado e da agricultura, contribuindo para a descarbonização das empresas do setor e geração de excedente de créditos de carbono. Grandes empresas estimulam a adoção da agricultura sustentável e estão aproximando essa realidade do pequeno e médio produtor, levando tecnologia de startups, consultorias e órgãos de pesquisa para ele também usufruir das oportunidades na ponta.

    Fábio Passos – Head de Carbon Venture na Bayer Crop Science
    Luis Veit – Superintendente de Agronegócios do Sicredi
    Renato Rodrigues – Líder de Região para América Latina da Regrow

    13h30 - Painel #3 Experiências 360º, do campo à mesa do consumidor
    Como a tecnologia, a gamificação e o metaverso podem proporcionar novas experiências de relacionamento com o cliente e com a sociedade para grandes marcas? Mesmo sem nunca ter estado em uma fazenda, jogadores de Farming Simulator e FarmCraft World têm hoje a oportunidade de pilotar tratores e gerenciar propriedades de forma sustentável. No jogo GTA, marcas exploram a interação em três dimensões dentro do metaverso e já investem também no g-commerce (varejo associado aos games). Enquanto empresas de tecnologia buscam popularizar o acesso à realidade virtual,  para criar imersões 360° e engajar jogadores e pessoas comuns a terem experiências jamais vistas com universos alheios ao seu dia a dia. 

    Leandro Carrion – Gerente de Inovação, Geração de Valor e Experiência do Cliente da John Deere
    Camilla Gurgel – Diretora Executiva e Partner do Hub1601 e da Deboo
    Marcelo Pivovar – Líder de Tecnologia e Transformação de Negócios da Oracle

    14h20 - Painel #4 Governança para inovar
    Inovação e governança precisam caminhar juntas. Sem governança, a inovação se comportaria como um carro desgovernado, que perdeu a direção por falta de um bom condutor e métricas de gestão de risco. Em empresas na fronteira da inovação, esse entendimento é claro e guia ações a nível global e local. Nesse debate, a questão principal é o papel da governança nas diretrizes para inovar e obter os melhores resultados. 

    Ademir Bazzotti – VP de Desenvolvimento de Negócios e Inovação da OCP Brasil
    Braian Souto – Gerente Sênior do Global Digital Office da Bunge
    Gustavo Pecly – Sócio de Tecnologia da EY Brasil
    Bruno Abreu – Head de Community Management do AgTech Garage

    15h50 - Painel #5 Digitalização acelera na pecuária
    A indústria de saúde animal e nutrição pecuária vive um processo de transformação digital guiado pela inteligência de dados. Plataformas associadas ao uso de drones, implantação de sensores de monitoramento em bovinos e aves, além de chips para animais de companhia, são alguns exemplos de soluções que passaram a integrar o pipeline destas empresas. O objetivo delas é auxiliar na tomada de decisão do criador, antever problemas de saúde nos animais e entregar dietas sob medida. Na gestão interna, os insights para inovar também partem da coleta estruturada de informações.

    Rogério Rossi – Gerente Nacional de Ruminantes – Sell Out da Ceva
    Gustavo Ferro – Diretor Associado de Inteligência de Dados e Desenvolvimento de Negócios na MSD
    Maicon Buzatti, Gerente de Tecnologia e Controle da Cotrijuc 
    Marcelo Carvalho – Co-fundador do AgTech Garage