John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    John Deere se torna Innovation Partner do AgTech Garage

    Com a parceria, a companhia estabelece alto grau de engajamento com o hub e passa a participar do Intensive Connection, programa de potencialização de startups do agronegócio no Brasil
    Marina Salles , AgTechGarage News
    John Deere se torna Innovation Partner do AgTech Garage
    John Deere se torna Innovation Partner do AgTech Garage

    Tags:

    Inovação

    John Deere

    Startup

    A John Deere é a mais nova empresa da categoria Innovation Partner do AgTech Garage — líder em inovação aberta no agronegócio na América Latina — e vem se somar a um grupo seleto, agora, de sete membros. 

    O grupo de Innovation Partners do AgTech Garage é composto por empresas que buscam ser protagonistas no ecossistema de inovação e querem se posicionar como “parceiras de escolha” principalmente dos empreendedores. Com engajamento de alto nível junto ao hub, os Innovation Partners são peça-chave na co-realização do principal programa de potencialização de startups do agronegócio no Brasil, o Intensive Connection, promovido pelo AgTech Garage há três anos. 

    Em 2022, os sete parceiros (John Deere, Bayer, Bunge, Ceva, OCP, Sicredi e Suzano) irão selecionar duas startups cada, resultando em 14 no total, a partir de fevereiro. Na sua terceira edição, em 2021, o Intensive Connection gerou 10 projetos inovadores no agro.  

    Além da participação no Intensive Connection, a construção da relevância dos Innovation Partners frente ao ecossistema de inovação se dá no dia a dia da interação com a comunidade do hub. Para isso, os parceiros contam com um lounge premium nas instalações do AgTech Garage em Piracicaba (SP), um verdadeiro posto estratégico de inovação. No espaço físico, encontros presenciais acontecem de forma espontânea e a ideia é manter um canal aberto para interação entre executivos, empreendedores, investidores, pesquisadores e outras empresas.  

    John Deere se torna Innovation Partner do AgTech Garage 1
    A John Deere é pioneira em oferecer a tecnologia do trator agrícola autônomo ao mercado

    A categoria tem como diferencial, ainda, a cooperação constante entre seus líderes de inovação, em reuniões para discutir tendências e desafios do agro. Com exclusividade no seu setor de atuação, o grupo tem hoje representantes das áreas de: saúde e nutrição de plantas; trading; saúde animal; fertilizantes; crédito agrícola; papel e celulose; além de máquinas. 

    Por ano, os Innovation Partners também podem propor quatro desafios para busca de startups, selecionadas pela equipe de gestores de comunidade do AgTech Garage, especializada em ag&food techs e com conhecimento sólido para buscar soluções em outros segmentos, como o de edtechs, logtechs, entre outros. 

    AVANÇO NA PARCERIA
    A decisão da John Deere de se tornar Innovation Partner marca o estreitamento das relações com o AgTech Garage, iniciada no ano da abertura do espaço físico do hub. Até aqui, a John Deere fazia parte do grupo de mais de 50 empresas Ecosystem Partners do AgTech Garage. 

    Com a mudança de categoria, a empresa dá um novo salto na sua estratégia de inovação aberta, abre o leque para o aprofundamento dos seus projetos e passa a contar com um espaço exclusivo na  sede do AgTech Garage, onde os visitantes poderão realizar uma  imersão no ecossistema de soluções da John Deere de forma interativa, por meio de recursos de realidade virtual e interação em tempo real.

    “Esta colaboração é a coroação de um projeto no qual trabalhamos muito para gerar  valor compartilhado ao mercado de agronegócio. Ao longo de 2021, somamos oito  projetos em co-desenvolvimento com startups através do hub, todos voltados à  geração de valor para o agro. Inclusive, fomos finalistas do AgTech Garage Awards,  o principal prêmio de inovação do agro brasileiro”, destaca Rodrigo Bonato, diretor  de Marketing da John Deere para a América Latina. 

    José Tomé, CEO do AgTech Garage, também comemora o avanço da parceria. “Ser o hub de escolha da John Deere, para impulsionar ainda mais sua estratégia de  inovação aberta no agronegócio, é um reconhecimento do sucesso do trabalho que  realizamos juntos desde 2019, quando o AgTech Garage nasceu”, diz. 

    John Deere se torna Innovation Partner do AgTech Garage 2Rodrigo Bonato: “O ecossistema de inovação é vivo e depende da conexão das empresas, startups e outros agentes”

    “Para o setor como um todo, ter uma empresa líder no segmento de máquinas participando de um movimento colaborativo como esse sinaliza a  relevância que a inovação aberta tem para tornar o agro cada vez mais sustentável, inclusivo e competitivo”, destaca Tomé.

    INOVAÇÃO DE PONTA A PONTA
    Segundo Rodrigo Bonato, a companhia enxerga a inovação de forma ampla e conectada. E, assim, seu objetivo é gerar valor para além do fornecimento de produtos, tecnologia e serviços  avançados para a agricultura e a construção. 


    “O ecossistema de inovação é vivo e depende da conexão das empresas, startups e outros agentes. Nos últimos anos, investimos em automação e autonomia das nossas máquinas, em conectividade e 5G, sempre cooperando com o ecossistema, porque não se revoluciona a cadeia puxando uma única alavanca“, Rodrigo Bonato


    Ele lembra, por exemplo, que sem conectividade é inviável desbloquear o uso da tecnologia, ainda que ela esteja disponível. Daí a importância da cooperação entre players de diferentes segmentos e da inovação aberta, que catalisa a troca de conhecimentos no mercado e o desenvolvimento de novos negócios de forma mais eficiente e dinâmica. 

    MÁQUINAS CONECTADAS
    Das cerca de 26 mil máquinas da companhia aptas a serem conectadas no Brasil, Bonato conta que somente ? está em áreas com algum sinal de internet e, por isso também, a John Deere trabalha para superar este desafio. “A gente vê uma demanda crescente dos produtores por máquinas conectadas, até mesmo para tratores com menos de 100 cavalos, que não era algo que o produtor prestava atenção até pouco tempo atrás”, diz. 

    Em projeto com a operadora de telefonia Claro, a meta é levar conectividade a 15 milhões de hectares de lavouras nos próximos anos, 20% da área produtiva do Brasil. No ano passado, a demanda já veio de 7 milhões de hectares. 

    A nível internacional, o mais recente projeto de inovação da companhia é seu trator autônomo, que teve contribuição das startups Blue River e Bear Flag, para combinar tecnologias de inteligência artificial e visão computacional à serviço da automação e direção autônoma. 

    CASE DE SUCESSO NO HUB
    No Brasil, apenas a plataforma Operations Center da John Deere está conectada a cerca de 60 empresas. Uma delas é a DataFarm, com quem a John Deere está desenvolvendo um projeto para dar suporte às decisões agronômicas dos produtores no campo com apoio do AgTech Garage. 

    Finalista do AgTech Garage Awards, essa iniciativa teve origem em três desafios da companhia: (1) na ponta, ajudar o cliente a entender e quantificar as perdas de produtividade que ocorrem durante o ciclo agrícola; (2) nas concessionárias, desenvolver um modelo de negócio para trabalhar parcerias ganha-ganha com startups; (3) na companhia como um todo, promover o uso de dados conectados à plataforma Operations Center da John Deere, gerando o máximo proveito para o produtor rural na tomada de decisões.

    John Deere se torna Innovation Partner do AgTech Garage 3
    Jose´ Tome´, CEO do AgTech Garage

    No trabalho conjunto, as empresas desenvolveram um novo modelo de negócios e, por meio da ferramenta YieldGap, a DataFarm está quantificando as perdas de produtividade relacionadas ao clima, solo e manejo nas fazendas dos clientes da John Deere. Com a integração dessas informações ao Operations Center, está sendo possível ainda enviar prescrições direto para as máquinas, ao importar mapas de plantio, colheita e aplicação de insumos.

    O projeto também teve participação da cooperativa Copasul e tem a parceria do Instituto Brasileiro de Análises (IBRA), na realização de análises agronômicas e logística de envio de amostras. Na medição do carbono no solo, a tecnologia usada é a SpecSolo, desenvolvida pela Embrapa. 

    AÇÕES COLABORATIVAS
    Na visão da John Deere, a estratégia de inovação aberta promovida pelo AgTech Garage leva à geração de valor compartilhado com o  mercado, permitindo que as transformações ocorram de forma colaborativa entre  grandes empresas do setor, startups, investidores e os empresários rurais.  

    O AgTech Garage promove essa conexão de forma organizada, viabilizando um  ambiente construtivo de desenvolvimento e gerando resultados benéficos a todos os  envolvidos no ecossistema de inovação. 

    “Gerar valor compartilhado para o mercado é colocar nosso propósito em prática. Estamos ansiosos para colaborar com os outros Innovation Partners no Intensive Connection e trocar com eles sobre o que de novo está acontecendo no mercado. Juntos, temos grande potencial de mapear os sinais fracos no campo da tecnologia”, afirma Bonato.