John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    SXSW 2023: O que você precisa saber sobre o futuro

    Confira 4 destaques sobre tecnologia do maior festival de inovação do mundo, que neste ano reuniu mais de 2.000 brasileiros em Austin, a maior comissão internacional do evento e com direito a premiação
    Rafael De Marco
    Créditos: Arquivo
    Créditos: Arquivo

    Tags:

    Tecnologia

    Inovação

    Digital

    Conhecido como o maior festival de inovação do mundo, o SxSW 2023 (South by Southwest) sempre apresenta tendências e traz reflexões. Promovido em Austin, no Texas, Estados Unidos, desde 1987, também é reconhecido por ser a plataforma de lançamento de startups famosas, como o Twitter, o Foursquare e o carro autônomo Waymo.

    CONQUISTA INÉDITA
    Pela primeira vez, duas startups brasileiras chegaram à final da competição SXSW Pitch. Lyga e Agentes do Meio Ambiente (AMA) disputaram com as melhores do mundo. A Lyga é uma startup que funciona como plataforma de formação de jovens, com o objetivo de ajudar companhias a criar uma nova geração de líderes. Já a AMA, por meio de um app, faz a ponte para que moradores de bairros periféricos possam se tornar ‘zeladores’, assumindo a função de limpar algumas regiões de suas comunidades por 10 horas semanais.

    E a curitibana AMA fez história ao ganhar o prêmio “Melhor Empresa Bootstrap”, que é voltado a negócios que ainda não receberam nenhuma rodada de investimento. Além do prêmio em dinheiro, a startup já tem a vaga confirmada no SXSW 2024, sem participar das fases de seleção.

    TENDÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE DISCUTIDAS NA SXSW. CLIQUE AQUI PARA LER NO CONECTA

    A startup de educação financeira Educbank ainda ganhou o prêmio "People’s Choice Award" da 24ª edição do SXSW Innovation Awards. Tudo isso não deixa de ser um reflexo da representatividade do Brasil em palestras, meetups e instalações artísticas do XR Exhibition. Mais de 2000 brasileiros viajaram para Austin, o que representou um recorde de participantes e a maior comissão internacional do festival.

    Paralela à presença brasileira, assuntos em evidência como os rumos da Inteligência Artificial, metaverso, ESG, saúde mental, interfaces cérebro-computador e computação quântica dividiam espaço com ativações de marcas, experiências imersivas e muitos eventos de networking.

    Confira 4 destaques da edição 2023 sobre inovação e tecnologia

    1 - LARGE LANGUAGE MODELS (LLM)
    Os Large Language Models (LLMs) são modelos de Inteligência Artificial que aprendem a gerar ou processar texto com base em treinamentos contínuos. Os avanços e limitações destes modelos foram tema de palestras com Amy Webb, futurista do Future Today Institute, e Greg Brockman, fundador da Open AI.

    Amy abordou como as interações que temos online estão sendo "cobaias" para a criação de modelos ainda mais poderosos. Além disso, o custo de rodar estes modelos também foi debatido, e tendem a cair com avanços estruturais em computação, como novos chips e processadores.

    Ainda é muito caro rodar modelos como o por trás do Chat-GPT. Enquanto uma busca na Internet custa apenas U$0,02, é 7 vezes mais caro rodar uma busca no Chat-GPT.

    2 - “PROMPTS” PARA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
    O caminho para poupar a humanidade de problemas derivados da IA, na avaliação dos speakers do SXSW, é treinar as pessoas para tirar o melhor dela. Isso começa por aprender a criar comandos para inteligências artificiais, os "prompts".

    “Se você é uma pessoa que aprende a usar a inteligência artificial agora, é basicamente como nascer rico e todo mundo vai ter que correr para te alcançar”, brincou a futurista Amy Webb.

    3 - ESTAGIÁRIO OU ASSISTENTE UNIVERSAL
    O futuro do trabalho será atravessado pela “computação auxiliar” e “empregos auxiliares”. O que isto significa? O mais provável, segundo os especialistas do SXSW, é que algoritmos passem a funcionar como assistentes e estagiários. Em outros casos, humanos é que serão potenciais assistentes.

    O CEO da Open AI, Greg Brockman, comentou que os maiores avanços são em trabalhos cognitivos, em vez de tarefas mecânicas e físicas: o contrário do que imaginávamos que aconteceria. Porém, ele acredita que habilidades humanas serão amplificadas, já que a IA permitirá que cada pessoa tenha “seis assistentes disponíveis 24 horas por dia”. Segundo ele, todos podemos ser gerentes do nosso trabalho no futuro.

    4 - TECNOLOGIAS EMERGENTES PARA ALÉM DA IA
    Nem só de inteligência artificial são feitas as tecnologias emergentes. O SXSW também abordou avanços em hardware e outros tipos de software que irão revolucionar não apenas a computação, mas a medicina e a pesquisa científica.

    A CEO da MIT Publishing, Elizabeth Bramson-Boudreau, destacou também o uso de CRIPR, ou edição genética, para tratamento de alto colesterol, órgãos sintéticos produzidos em laboratório, drones militares chegando ao mercado de massa, veículos elétricos e a decodificação genética avançada, desde os neandertais.

    O SXSW também explorou avanços em pesquisa espacial, como o James Webb Space Telescope, que teve imagens inéditas divulgadas por pesquisadoras da NASA. E também avanços em computação, com chips superinteligentes como o Risk-V que irão ajudar no desenvolvimento de Inteligência Artificial e Computação Quântica.

    Com informações do Gente.Globo e agências internacionais.

     Para ler o artigo no gente.globo.com, clique AQUI