John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    A suinocultura e os desafios da nova geração de trabalhadores

    Este será um dos temas da PorkExpo LATAM 2023, que vai abordar a necessidade de novos entendimentos para garantir o aumento na produtividade das granjas
    Rafael De Marco
    Arquiivo
    Arquiivo

    Tags:

    Porco

    Mercado

    A alta rotatividade dos trabalhadores da nova geração nas granjas é um dos desafios para os suinocultores. Entender as causas relacionadas às características culturais de seus países é um ponto crucial. Uma certeza é que os latino-americanos têm uma maior facilidade para lidar com o estilo de vida e trabalho nessa nova geração. E se torna essencial que os profissionais mais experientes estejam dispostos a acolher e se adaptar a essas mudanças e necessidades trazidas pelos colaboradores mais jovens. E isso vale para todas as partes do mundo.
     
    O panorama é desenhado pelo Médico Veterinário Leandro Trindade, profissional com mais de 20 anos de experiência em Suinocultura, Técnica e Gestão de Equipes, atuando com ambiente de trabalho nas granjas, liderança e comunicação. Ele é um dos destaques da programação científica de palestras da 'PorkExpo LATAM 2023 e XI Congresso Internacional de Suinocultura', que vai ser realizada de 7 a 9 de novembro deste ano, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR).
     
    "A nova geração de trabalhadores desafia estereótipos, está cada vez mais presente e exibe habilidades colaborativas e inovadoras que têm o poder de elevar consideravelmente a produtividade nas granjas. Desde que seja entendida e direcionada adequadamente pelos seus gerentes e supervisores diretos", explica Leandro.

    LATINIDADE
    Ele ressalta a maior habilidade dos criadores da América Latina para enfrentar o 'entra-e-sai' de funcionários nas granjas. E que eles, quando aplicam conhecimento e ferramentas adequadas de liderança e comunicação, conseguem identificar e aproveitar oportunidades que, em certas situações, gestores de países mais desenvolvidos ainda enfrentam dificuldades, devido às distintas prioridades e expectativas desses trabalhadores. Mas enfatiza: "A crescente busca por equilíbrio e flexibilidade em diversos aspectos da vida, característica mais forte na nova geração, tem potencial para moldar um ambiente de trabalho mais engajador e eficiente nas granjas. Em qualquer região produtiva de suínos no mundo", reforça.


    A suinocultura e os desafios da nova geração de trabalhadores 1
    PORKEXPO
    A PorkExpo LATAM 2023 terá mais de vinte países representados por criadores, pesquisadores, executivos, professores e estudantes, reunidos na Região Oeste do Paraná, a Tríplice Fronteira de Brasil, Paraguai e Argentina, estratégica na produção de suínos e grãos do Continente.
     
    Além de palestras com tradução simultânea para inglês, português e espanhol, o evento vai promover o desafio 'Pork Butcher Challenger', disputa internacional entre chefes de cozinha especializados na proteína suína, com a eleição do 'CORTE PORKEXPO LATAM 2023'. Também haverá um torneio inédito, que vai escolher a 'Melhor Linguiça de Carne Suína do Brasil'.
    PARA ELAS
    Outro evento relevante será o '1º Congresso Nacional das Mulheres da Suinocultura', que vai debater a força e experiência das criadoras, trabalhadoras, cientistas, mães e esposas dos suinocultores que atuam nas granjas, ajudando nos resultados da suinocultura latino-americana.
     
    Com informações da assessoria de imprensa da PorkExpo LATAM 2023 e Agência Safras