John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    Avicultura 4 . 0 pode revolucionar o setor

    Inovação e tecnologia na avicultura são temas de discussões no 10o Encontro Unifrango
    Safras & Mercado
    Arquivo
    Arquivo

    Tags:

    Aves

    As novas tecnologias já podem auxiliar os produtores avícolas a obter resultados de maneira mais rápida e efetiva do que anos atrás, apontou o zootecnista Rodrigo Galli em palestra no 10o Encontro Avícola e Empresarial Unifrango, em Maringá. Segundo ele, esse conhecimento dá a oportunidade de os avicultores anteciparem situações que possam comprometer a produção.

     

    "A avicultura 4.0 possibilita você medir de forma constante e automática a resposta do animal a diversos estímulos, como nutrição e manejo. São vários recursos, dando uma visão em tempo real. Com isso, as empresas podem monitorar o comportamento do animal o tempo todo e oferecer respostas mais rápidas, permitindo a tomada de decisões mais precisas e em curto prazo", destacou Galli.

     

    Para isso, o zootecnista ressaltou que as empresas precisam entender, primeiramente, qual é a sua necessidade tecnológica para dar andamento nos processos. "A melhor tecnologia é a tecnologia certa para sua empresa. Não adianta usar tecnologias extremamente avançadas, como um robô, quando não cabe. Muitas vezes o uso de um celular para coletar uma informação dentro de uma granja e inserir estes dados em um software será a melhor opção para certas demandas", exemplificou.

     

    Avicultura 4 . 0 pode revolucionar o setor 1

    CONTROLE DE RISCO

    Outro assunto discutido no encontro foi a adesão do Sistema de Inspeção com Base no Risco, que dá a oportunidade de as empresas aplicarem um sistema de controle de risco para assegurar a segurança do consumidor. "A mudança irá flexibilizar todo processo do começo, que é o nascimento do pintinho, até o último elo da cadeia, que é o produto final", explicou a docente da UFRGS Liris Kindlein.

     

    Ela salientou que "os custos fixos serão diluídos e o sistema permitirá uma atuação na gestão de recursos humanos, de velocidade de linha, fazendo com que isso esteja relacionado com a eficiência produtiva da avicultura".