John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    Boi gordo: Análise completa do fechamento do mercado em abril

    Confira os dados computados pela Scot Consultoria para entender o comportamento do setor e os reflexos no Brasil e no mundo
    Scot Consultoria
    Arquivo
    Arquivo

    Tags:

    Boi

    Apesar do fim do embargo, em 23/3, e liberação de novas plantas a exportarem para a China, os preços do boi trabalharam com forte pressão baixista.
     
    A cotação nas praças pecuárias paulistas caiu 6,9% para o boi comum, para o “boi China”, queda de 10,0% em trinta dias.
     
    Veja, na tabela 1, a referência para o boi gordo destinado ao mercado interno em diferentes praças brasileiras.


    O ágio pago pelo “boi China” estreitou-se. Os motivos para esse movimento?
     
    São três: A aproximação do fim da safra de capim no Brasil Central e maior concentração de oferta de gado – a chamada “desova de fim de safra” –, o preço, em dólares, pago pelos chineses à carne bovina brasileira após a retomada do embargo (apesar do reporte de melhora nos volumes embarcados) e o dólar operando próximo aos R$5,00, reduzindo margem das indústrias exportadoras e limitando o ímpeto comprador.
     
    Com relação à exportação, os reflexos da ausência chinesa seguiram impactando os resultados em abril, lembrando que há uma defasagem de informações entre o processo de compra/produção e o registro nos portos brasileiros.
     
    Em abril/23, até a terceira semana, foram exportadas 72,4 mil toneladas de carne bovina in natura . A média diária embarcada foi de 5,5 mil toneladas, queda de 32,7% comparado a abril/22, o faturamento médio diário foi de US$26,2 milhões, queda de 49,0% na mesma comparação.
     
    BOI MAGRO
    De olho no primeiro giro de confinamento e na situação de preços no mercado do boi gordo, as cotações do boi magro, no mercado de reposição, trabalharam entre estabilidade e queda nos últimos trinta dias. Veja, na tabela 2, as cotações do gado de reposição nas praças paulistas.

    O preço do gado de reposição em queda pode colaborar com um melhor resultado para o sistema de confinamento em 2023, a forte pressão de baixa nos preços dos insumos também colabora.

    Por Felipe Fabbri, zootecnista, msc. da Scot Consultoria