John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    Fechamento do mercado do boi gordo em maio de 2023

    Especialistas da Scot Consultoria analisam os números, dados e tendências para este segmento da agropecuária nacional
    Scot Consultoria
    Arquivo
    Arquivo

    Tags:

    Boi

    Mercado

    No Brasil Central, o período seco compreende os meses de maio a setembro, caracterizado pela baixa precipitação, temperatura e luminosidade que dificulta o rebrote, o acúmulo e a qualidade da forragem

     

    Com a entrada do outono e a aproximação do fim da safra de capim, os preços do boi gordo seguem sob forte pressão baixista, em função da maior pressão de venda de boiadas pelo pecuarista.

     

    Com isso, em trinta dias, a cotação, nas praças pecuárias paulistas, caiu 6,3% para o boi comum e, para o “boi China”, queda de 5,6%.

     

    MERCADO EXTERNO

    No contexto comercialização, houve melhora no preço à exportação, em dólares, pago pelos chineses à carne bovina brasileira ao longo de abril/maio, porém, o patamar segue distante dos preços pagos em 2022, cenário que junto de um dólar próximo aos R$5,00, reduzindo margem das indústrias exportadoras, manteve a limitação do ímpeto comprador das indústrias.

     

    MERCADO INTERNO

    No mercado interno, a margem do Equivalente Scot Desossa (que considera a comercialização dos miúdos, couro e sebo e a carne bovina no atacado sem osso, pelo preço de aquisição de uma arroba do boi gordo pela indústria) atingiu o maior patamar desde 2021, refletindo um bom cenário à indústria.

     

    Ressaltamos que margem não é lucro, pois não consideramos os custos envolvidos nas operações.

     

    EXPORTAÇÃO

    Com relação à exportação, os reflexos da ausência chinesa deixaram de impactar os resultados em maio, lembrando que há uma defasagem de informações entre o processo de compra/produção e o registro nos portos brasileiros.

     

    Em maio/23, até a terceira semana, foram exportadas 113,81 mil toneladas de carne bovina in natura . A média diária embarcada foi de 8,1 mil toneladas, aumento de 17,4% comparado a maio/22, o faturamento médio diário foi de US$41,3 milhões, queda de 7,6% na mesma comparação.

     

    CONFINAMENTO

    De olho no primeiro giro de confinamento e na situação de preços no mercado do boi gordo, as cotações do boi magro, no mercado de reposição, caíram nos últimos trinta dias.

     

    Apesar do cenário de preços pressionados no mercado do boi gordo, a queda nos preços do gado magro e dos insumos para alimentação deverá viabilizar a operação do confinamento.

     

    O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) apontou redução de 9,5% na quantidade de cabeças a serem confinadas em abril de 2023, frente a abril de 2022.

     

    Por Felipe Fabbri, zootecnista, msc.