John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    Pecuária de corte: você sabe como fazer uma gestão eficiente?

    Como a inteligência e a tecnologia podem garantir sucesso no planejamento e na gestão eficiente? Continue a leitura e entenda de que forma o produtor pode começar a gerir sua fazenda
    AgroMulher, Academy
    Divulgação: Forrageira
    Divulgação: Forrageira

    Tags:

    Tecnologia

    Pecuária

    Mulher

    Mulheres no Agro

    Gestão

    John Deere

    A pecuária de corte é uma atividade cada vez mais competitiva. O pecuarista que deseja manter-se ativo e rentável precisa estar preparado e atento a todos os elos da cadeia produtiva. É precisa aplicar a inteligência e a tecnologia de forma a garantir o sucesso do empreendimento por meio do planejamento e de uma gestão eficiente. Continue sua leitura e entenda de que forma o produtor pode começar a gerir sua fazenda
     
    A demanda do mercado pecuário tem aumentado e este tem se tornado cada vez mais exigente por altos padrões de qualidade. E para atender este mercado, o pecuarista precisa estar atento e aplicar alto grau de profissionalismo em todas as etapas, desde a compra dos insumos, passando pelo manejo, até a análise dos resultados para tomada de decisão.
     
    É preciso investimento em gestão e planejamento eficientes para otimizar tempo, pessoas e recursos em prol de uma agropecuária mais tecnificada e inteligente. Para que o negócio atinja as metas determinadas, é preciso que o investimento seja baseado em tomadas de decisões eficazes. Portanto, o bom gerenciamento se configura com um fator determinante para o êxito da pecuária.
     
    Mas quais as estratégias para uma gestão eficiente na pecuária? Em que você pecuarista pode investir para aumentar a eficiência do gerenciamento da sua atividade? Continue sua leitura e conheça mais sobre gestão eficiente da pecuária de corte.
     
    4 pontos importantes para uma gestão eficiente na pecuária
     
    Dentro da pecuária de corte, vários são os pontos importantes para uma gestão de sucesso . Neste artigo daremos destaque a 4 destes pontos que merecem a atenção do pecuarista que deseja ter sucesso em seu negócio.
     
    1 - Conheça os detalhes da sua atividade e planeje-se
     
    Assim como em qualquer outra atividade, na pecuária o planejamento estratégico também é essencial. Um passo determinante onde o produtor alinha as expectativas, investimentos, prazos, processos e a melhor forma de executá-los. É na fase de planejamento que você, produtor, deve definir os rumos da atividade e visualizar diversos possíveis cenários da sua atividade no mercado pecuário. 

    Mas antes de qualquer outra coisa, antes mesmo do planejamento, você precisa conhecer sua propriedade, os pontos fortes e fracos da sua atividade, as oportunidades e desafios que permeiam a pecuária de corte. Portanto, o diagnóstico é o primeiro passo para um produtor que iniciará o processo de gestão dentro de sua fazenda. Fazer uma análise minuciosa de cada ponto, atividade e processo é indispensável para uma gestão inteligente.
     
    Neste diagnóstico é preciso analisar área disponível, equipamentos, estrutura, tamanho do rebanho, dados zootécnicos, informações sobre nutrição animal e sanidade do rebanho, recursos humanos, entre tantos outros fatores que precisam ser analisados para tomada de decisão. Com estas informações em mãos, os indicadores de desempenho podem começar a ser desenhados, observados e analisados, passo a passo, processo a processo.
     
    A essência da gestão se baseia então neste processo de análise inicial. Afinal, não se gerencia aquilo que não se enxerga e não se analisa profundamente. A partir desta gestão inteligente de dados, o produtor, munido de informações, tem muito mais segurança para atuar em prol do sucesso da produção.
     
    2 - Contrate pessoas comprometidas e invista em capacitação
     
    A gestão das pessoas é um dos fatores determinantes dentro de qualquer negócio. Pessoas que acreditem no seu negócio e que tenham zelo, dedicação e empenho são a base de uma equipe que faz o negócio acontecer de forma harmoniosa e próspera.
     
    Busque pessoas que estejam comprometidas com a atividade e que desempenhem bem suas funções. Aos colaboradores, não poupe capacitação. Ofereça a eles o suporte necessário para melhorar o desempenho das atividades por meio do conhecimento.
     
    Desde práticas de manejo racional dos animais até a usabilidade das tecnologias adotadas na fazenda, os primeiros que devem acreditar e “vestir a camisa” são os próprios funcionários que estão diretamente ligados ao operacional da fazenda. É preciso inspirar e capacitar para que estes colaboradores se sintam motivados em seguir dando o seu melhor pelo negócio ao qual estão envolvidos.
     
    3 - Conte com assistência técnica especializada e foque em gestão
    Um direcionamento de profissional especializado é sempre muito importante para adoção de novas práticas que venham melhorar o dia-a-dia na fazenda. Sem sombra de dúvidas, o profissionalismo e a visão macro trazida por um veterinário, agrônomo, zootecnista ou outro técnico da área, tende a somar com a riqueza de informações e troca de ideias que fazem parte das tomadas de decisão. 

    A assistência técnica especializada contribui para uma análise mais minuciosa dos dados da fazenda e alicerça o produtor, que pode então decidir os rumos da atividade de forma mais segura. Esta assistência pode contribuir em vários aspectos, sejam eles técnicos, práticos ou até mesmo gerenciais. Um trabalho feito “a quatro mãos”. Produtor, equipe operacional e profissionais especializados juntos em prol da solução de gargalos que impedem o desenvolvimento da atividade.
     
    4 - Invista em tecnologia
     
    A criação de gado de corte é uma atividade que está cada vez mais profissionalizada, em todas as etapas da cadeia produtiva. Alinhar os princípios do bem-estar animal com tecnologia de ponta e ferramentas que auxiliam a gestão do negócio moderniza a produção, eleva os ganhos do produtor e ainda garante ao mercado consumidor o suprimento de carne segura e de qualidade.
     
    O uso de tecnologia nas fazendas  permite uma melhor gestão das fazendas, além de reduzir os custos de produção. Com uso correto da tecnologia, a coleta de dados para uma gestão eficiente torna-se simples e eficaz, permitindo tomadas rápida de decisão.
    Além disso, em um mercado onde o produtor possui pouca influência sobre a formação de preços, o maior e talvez único controle que ele tem para melhorar as margens da sua atividade é a redução dos custos de produção. Tecnologias que possibilitem o melhor aproveitamento de recursos como insumos de alimentação animal e que reduzam o desperdício são ferramentas que podem contribuir muito para redução dos prejuízos do produtor e melhoria da rentabilidade do negócio. Imagine só a produção de silagem para alimentação do rebanho no período de seca. A utilização de equipamentos de ponta, com tecnologia que garanta a manutenção da qualidade dos grãos ou da silagem, e que ainda reduzam o desperdício e as perdas, pode ser uma forte estratégia para a melhoria da lucratividade do negócio.
     
    Outro exemplo que podemos citar é a utilização de tratores e máquinas modernos que facilitem o operacional diário dentro das fazendas e economizem tempo e combustível, inclusive no que diz respeito ao fornecimento de alimentação animal.
     
    Da mesma forma, temos ainda ferramentas de gestão que, por meio da tecnologia, possibilitam compilar e analisar os dados de forma precisa, dinâmica e direta, podendo contribuir muito com as tomadas de decisão dentro da atividade.
    Por meio destes simples exemplos, podemos observar o quanto a tecnologia pode favorecer tanto a gestão quanto o operacional dentro das fazendas. Portanto, invista em tecnologia em todas as etapas de produção com raças com bom potencial genético, medidas de controle sanitário, nutrição de qualidade, equipamentos que promovam o  bem-estar animal maquinários que facilitem as atividades dentro da fazenda e otimizem o uso de recursos e de tempo; além de softwares de gestão empresarial.

    São atitudes como estas que citamos neste artigo que possibilitam o início de uma gestão inteligente para uma pecuária cada vez mais rentável, que promova o bem-estar animal e a sustentabilidade social, econômica e ambiental da atividade pecuária.

    Conheça mais sobre as nossas soluções de feno e forragem.