John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    Conheça os diferenciais do simulador portátil da John Deere

    O TimberSkills™ aumenta a curva de aprendizado para operadores de máquinas florestais, desde iniciantes até os experientes que passam por reciclagem ou aprimoramento técnico
    Rafael De Marco
    Conheça os diferenciais do simulador portátil da John Deere
    Conheça os diferenciais do simulador portátil da John Deere

    Tags:

    Máquinas Florestais

    John Deere

    Tecnologia

    Florestal

    Uma operação bem-sucedida depende de equipamentos e pessoas. O conjunto operador/máquina precisa estar afinado a fim de garantir o tripé produtividade, eficiência e segurança. Esse entrosamento fino requer tempo e prática para se concretizar. Com o objetivo de acelerar a curva desse aprendizado, a John Deere adota tecnologia em prol de uma ferramenta que mescla desde o EAD (Ensino a Distância) até o conceito de gamificação. Trata-se do TimberSkills™, uma solução diferenciada entre os simuladores portáteis da empresa.

    Disponível para operações com Harvester, Forwarders e TRHV, o TimberSkills™ emula os mesmos recursos que o sistema de controle das máquinas TimberMatic ™ H-16. Com o simulador, é possível praticar funções como calibração, rotinas de controle de posição e armazenamento de dados de rendimento, ajustando fatores como tipo de terreno, de árvores (espécies diferentes, retas, curvas etc.), pistas de condução, entre outros. 

    Todo o treinamento, do básico até a reciclagem, pode ser executado com o operador no escritório ou sala de aula. O simulador portátil conta com joysticks SureGrip do TimberRite com kit de montagem de mesa, fonte de alimentação e caixa para transporte e acesso. Com essa ferramenta, é possível praticar cada estágio do processo de extração – do planejamento de um local até o empilhamento de madeira cortada na beira da estrada – em um ambiente seguro e controlado.

    Como se trata de uma ferramenta de simulação on-line, o cliente John Deere pode monitorar o desempenho e o progresso dos alunos durante os treinamentos. O sistema emite relatórios em tempo real, que descrevem o período de utilização da máquina, a quantidade de madeira produzida e os parâmetros que ilustram todo o cuidado tomado durante o trabalho. Esse acompanhamento real time permite feedbacks imediatos dos exercícios e a consequente aceleração na curva de aprendizagem.

    Conheça os diferenciais do simulador portátil da John Deere 1

    O TimberSkills™ permite mais de 200 exercícios e aproximadamente 150 horas de treinamento, além de vídeos de referência, tarefas a realizar, autoavaliações para os estudantes e comentários dos instrutores. Entregar um sistema que alie um alto nível de motivação e responsabilidade, aliados a percepção do próprio desenvolvimento. É quando entra em ação o conceito de gamificação, por meio de um sistema de pontos. 

    Essa pontuação para o desempenho do operador é criada com um programa à parte, denominado Simulator Score Editor John Deere. Esse sistema monitora diversos aspectos do trabalho, os quais podem ser elencados e ordenados de acordo com a necessidade do trabalho florestal. A partir da definição dos critérios para a tarefa no exercício, é possível ponderar os pontos para os níveis da eficiência e qualidade do desempenho. Ou seja, os critérios de avaliação podem ser adaptados de acordo com a demanda de cada cliente John Deere. 

    “Entendemos que desde o início da aprendizagem, passando pela reciclagem até o aperfeiçoamento de métodos eficientes de trabalho e utilização da máquina é fundamental oferecer as melhores ferramentas ao operador. E isso demanda muito estudo por parte da John Deere no desenvolvimento de tecnologias para oferecer a melhor preparação e treinamento, para que cada aluno compreenda e extraia de forma correta o melhor que o equipamento tem a oferecer em termos de capacidade e tecnologias, garantindo uma curva de aprendizagem acelerada e reforçando a disciplina nas questões de segurança, produtividade, qualidade e zelo ao equipamento”, explica responsável técnico pelo TimberSkills Wendel Freitas. 

    TREINAMENTO "REAL"
    A tecnologia do simulador John Deere permite que diversas máquinas diferentes sejam operadas simultaneamente, no mesmo local virtual, o que também ajuda na preparação para o entrosamento de aprendizes quando estiverem em operação de campo. A possibilidade de criar e editar os tipos de terreno no Simulator Terrain Editor permite a preparação o mais próximo possível das condições reais do cliente.  

    Ao conduzir métodos de trabalho sistematizados, o TimberSkills™ colabora diretamente para a padronização da operação e isso garante melhor desempenho, aumento de produtividade e qualidade do trabalho. Quanto mais bem treinado, mais o operador se sentirá confiante para a tomada de decisões de modo mais natural, rápido e assertivo. “Nosso sistema de simulação  possibilita que o processo de aprendizagem seja contínuo e sem limites. E isso traz, além de eficiência na produção, menores custos de manutenção de máquinas, maior bem-estar dos operadores e melhor qualidade de colheita”, complementa Freitas.