John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    John Deere firma colaboração com startup DataFarm para análise de yield gap

    Parceria visa potencializar a produtividade em propriedades agrícolas de todos os portes no Brasil
    John Deere
    John Deere firma colaboração com startup DataFarm para análise de yield gap
    John Deere firma colaboração com startup DataFarm para análise de yield gap

    Tags:

    Startup

    John Deere

    Tecnologia

    A John Deere, líder mundial no fornecimento de equipamentos e soluções tecnológicas para agricultura, construção e silvicultura, oficializou um projeto de colaboração com a DataFarm, startup brasileira que oferece uma plataforma de inteligência de dados que identifica a origem das perdas de produtividade na lavoura e fornece insights regenerativos suportados por algoritmos agronômicos e modelagem climática. A colaboração tem como objetivo analisar o yield gap, que representa a diferença entre a produtividade potencial e real de uma propriedade rural.

    Por meio da plataforma fornecida pela DataFarm e das ferramentas de análise de dados e conexão presentes nas máquinas da John Deere, é possível fazer diagnósticos de yield gap em propriedades agrícolas e criar um banco de informações para o produtor. Para analisar e ajudar a reduzir o gap entre a produtividade real e a atingível, são levados em consideração as interações do clima no ambiente de produção em função do relevo, tipos de solo, compactação e práticas agrícolas.

    "A inovação é um dos pilares da John Deere há 185 anos. E a aproximação com startups, como a DataFarm, é essencial para que a companhia consiga potencializar a integração de novas soluções", diz Dan Leibfried, diretor de Inovação da John Deere na América Latina.

    SUSTENTABILIDADE
    Além de analisar o yield gap, a DataFarm realiza estudos a fim de promover a agricultura de baixo carbono, com maior capacidade de retenção de carbono no solo e menores emissões de gases de efeito estufa. “Com essa colaboração, a John Deere visa também potencializar os ganhos sustentáveis das máquinas, já olhando para o mercado brasileiro de crédito de carbono”, completa Leibfried.

    A relação da John Deere com a DataFarm começou a ser construída há dois anos. A companhia organiza anualmente o Startup Collaborator Program, iniciativa que aprofunda a interação com empresas iniciantes que possam agregar valor para os clientes da empresa no futuro. Em 2020, a agtech foi uma das selecionadas para o programa – além de três outras startups: uma dos Estados Unidos, uma da Dinamarca e outra de Israel.

    "Essa colaboração vai gerar valor compartilhado para todo o ecossistema ao conectar produtores, consultores, parceiros e concessionárias John Deere dentro de um mesmo ambiente digital e com um só propósito: a eficiência agrícola, rentabilidade e sustentabilidade do produtor", destacam os cofundadores Armando Parducci e Thiago Camargo.