John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    3 microtendências sustentáveis para 2023

    As informações estão no relatório “Tendências de Sustentabilidade 2023”, produzido e divulgado pelo SEBRAE Inteligência de Mercado
    Rafael De Marco
    Arquivo
    Arquivo

    Tags:

    Sustentabilidade

    Relatório do SEBRAE Inteligência de Mercado sob o título “Tendências de Sustentabilidade 2023” traz informações sobre produção responsável no Brasil. Segundo o estudo, “Sustentabilidade continuará sendo a ‘nova base dos mercados’, que não só influenciará empresas atuais como potencializará a criação de novos modelos de negócios.”

     

    A condição de produção sustentável, cada vez mais, é um dos critérios para a participação no mercado, obtenção de subsídios públicos, garantia de chancelas para exportação, entre outros.

     

    Por isso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas traz informações para que os setores produtivos se mantenham alinhados às “novas conformidades ambientais para ajustar processos existentes; garantam uma cadeia produtiva limpa, justa e ambientalmente sustentável e comprovem hoje, que as atividades de um futuro próximo serão plenamente sustentáveis.”

     

    3 microtendências sustentáveis para 2023 1

    Confira 3 Microtendências de Sustentabilidade que continuarão movimentando o mercado em 2023, de acordo com o relatório do SEBRAE:

     

    ECONOMIA CIRCULAR

    Numa perspectiva linear e tradicional, os processos se baseiam em extração, produção, consumo e descarte. Já na economia circular, produtos são projetados para continuarem num ciclo mais durável, regenerativo e sustentável.

     

    Enquanto o processo de reciclar faz gestão dos resíduos no final da produção, na economia circular isso é pensado desde o princípio.

     

    A prática do “upcycling” é um dos grandes exemplos da Economia Circular. Consiste em ressignificar, para dar um novo e melhor propósito a um material que seria descartado.

     

    ENERGIAS RENOVÁVEIS E EMERGENTES

    Os problemas climáticos, especialmente a crise hídrica, reforçaram as preocupações com os reservatórios das hidrelétricas e as possibilidades de redução no fornecimento de energia.

     

    Eficiência energética sempre é apontada como um dos maiores desafios dos empresários. Quanto menor o consumo de energia para a mesma quantidade de trabalho, mais eficientes serão os processos.

     

    As empresas precisam estar atentas às tendências, não só para tornar seus processos mais eficientes no uso de energia, mas também para serem reconhecidas por uma “pegada mais sustentável”.

    CARBON FREE

    A redução na emissão de carbono é outro assunto que agita o mercado global.

     

    Ser carbono neutro significa reduzir onde é possível e balancear o restante das emissões por meio da compensação, que pode ser feita pela compra de créditos de carbono ou recuperação de florestas em áreas degradadas, por exemplo.

     

    As empresas conscientes que implantam a Compensação ou a Neutralização de Carbono, recebem o selo “Carbon Free” e um certificado com o número de árvores plantadas e a quantidade de gases de efeito estufa compensada.

     

     

    Acesse o site Inteligência de Mercado do SEBRAE para conferir o relatório completo e dicas para implementara ações de acordo com as tendências apresentadas