A expansão da silvicultura no Brasil

IBGE aponta que a área de florestas plantadas no Brasil totalizou, em 2020, 9,3 milhões de hectares e expectativa é de crescimento no setor

Sustentabilidade

img-news
Você sabia que o desenvolvimento da silvicultura no Brasil está ligado ao ferro?

Tudo começou no século 19 e cresceu junto com as estradas de ferro que atravessam o país. Com o fortalecimento da cafeicultura, que impulsionava a economia brasileira à época, vieram as ferrovias que, por sua vez, necessitavam de mourões de madeira resistente para sustentar os trilhos de ferro e carvão para fazer funcionar os maquinários. 

EUCALIPTO
Foi quando o engenheiro agrônomo Edmundo Navarro de Andrade recebeu da Companhia Paulista de Estradas de Ferro a missão de encontrar qualidades de árvores que atendessem bem a estes fins. A escolhida foi o Eucalipto, espécie natural da Austrália, com mais de 500 variedades.

O clima dos trópicos propiciou o cenário ideal para o setor prosperar, com incidência de luz solar muito superior a outras regiões e muita água também.

PERTO DOS 10 MILHÕES
Hoje, a área estimada de florestas plantadas no Brasil totalizou, em 2020, 9,3 milhões de hectares, dos quais 70,6% concentrados nas regiões Sul e Sudeste. As áreas com cobertura de eucalipto corresponderam a 80,2% da silvicultura para fins comerciais no país.