John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    Dia Mundial da Água 2023: Faça a sua parte!

    ONU propõe que as pessoas usem o exemplo da fábula do beija-flor em relação a gestão da crise hídrica, repensando suas atitudes em relação ao uso e consumo
    Rafael De Marco
    Crédito: Arquivo
    Crédito: Arquivo

    Tags:

    Água

    Sustentabilidade

    Economia

    O Dia Mundial da Água 2023 é celebrado nesta quarta-feira, 22 de março. A data é celebrada desde 1992, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a entidade definiu o tema: “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, com o objetivo discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento.

    Em comemoração do Dia Mundial da Água, a ONU fará a Conferência sobre a Água, entre os dias 22 e 24 de março, em New York, Estados Unidos. A entidade iniciou a campanha de promoção sobre a data convidando as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, nas suas vidas, assumindo o compromisso de mudanças nas ações de trato da água.
    A Organização almeja que as pessoas do mundo todo cadastrem seus compromissos para serem adicionados à Agenda da Década Internacional da Água, uma resolução da ONU que definiu os anos de 2018 a 2028 para enfatizar que o desenvolvimento sustentável e a gestão integrada dos recursos hídricos são cruciais para alcançar os objetivos sociais, econômicos e ambientais.

    A campanha sobre o Dia Mundial da Água 2023 está usando como estratégia de sensibilização a fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio da floresta carregando água pelo seu bico (leia a fábula na íntegra ao final do texto). É uma história sobre como lidar com crises. Na chamada sobre a data, a ONU questiona: “neste exato momento, estamos diante de uma crise global de água e saneamento, ficaremos parados e olhando ou vamos agir?”


    No site oficial do Dia Mundial da Água ( www.worldwaterday.org ), é possível ter acesso a mais detalhes sobre as atividades que estão sendo preparadas, além de acesso aos conteúdos de divulgação e promoção da data em diversos idiomas. Por exemplo, para as mídias sociais, os internautas conseguem subir fotos para adicionar sticks sobre a data e os temas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ( www.worldwaterday.org/share-2023 ).

    Os eventos e atividades que a comunidade está realizando podem ser cadastrados no link www.unwater.org/bethechange/ , onde é possível fazer até a realização de uma lista de compromissos que cada pessoa irá assumir para auxiliar na solução da crise hídrica e sanitária.

    As contribuições serão agregadas ao documento “Agenda de Ações para Água”, que será lançado durante a Conferência da ONU sobre Água, que acontecerá de 22 a 24 de março de 2023, em New York. Será uma oportunidade única para unir todo o planeta para solucionar as crises de água e saneamento, com a presença de governantes nacionais e stakeholders de diferentes setores da sociedade para juntos assumirem compromissos em prol da água.

    A FÁBULA DO BEIJA-FLOR
    Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.

    Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo:

    – Estou voando até o lago para pegar e usá-la no combate ao fogo.

    Os animais riram dele e disseram:

    – Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!

    E o beija-flor replicou:

    – Estou fazendo aquilo que posso.

    O Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo.

    Você também pode ser um Beija-flor. Cada atitude sua, não importa qual pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água.

    SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA
    O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro; por esse motivo, o evento ficou conhecido como Rio-92. Desde então, essa mesma data a cada ano é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

    A data comemorativa é uma oportunidade para se conhecer mais sobre a problemática da água, promover debates na sociedade e tomar atitudes que façam a diferença no uso racional de água. A cada ano, a ONU escolhe um tema diferente para ser discutido que corresponde a um desafio atual ou futuro.


    Com informações e textos da assessoria de imprensa do O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí 

    Para ler o artigo completo, clique AQUI