John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    Inteligência Artificial será aliada da sustentabilidade

    A tecnologia de IA será uma ferramenta de fundamental importância para que os produtores cumpram atendam o mercado cada vez mais pautado pelo movimento ESG
    Da redação
    Arquivo
    Arquivo

    Tags:

    Sustentabilidade

    Investir em novos processos e tecnologias, como a Inteligência Artificial, não apenas é uma ação com metas de produtividade, mas também em pilares indispensáveis na nova sociedade consumidora, como a sustentabilidade. Transformar dados em insights e estes em ações para a criação de cadeias de suprimento responsáveis. Este é uma das funções da IA.
    O desafio bate à porta dos empreendedores. A quantidade de dados nas operações de uma organização, em áreas como instalações, consumo de energia, manutenção de ativos, infraestrutura de TI, entre outras, é enorme. E mapear quais são relevantes em termos de ESG é fundamental para avaliar o progresso das operações com foco em sustentabilidade. 
    A completa visibilidade da cadeia produtiva é chave para atender às exigências regulatórias emergentes de ESG e, consequentemente, atingir as metas de responsabilidade ambiental. A rastreabilidade dos produtos desde suas origens é essencial para certificar que foram produzidos de maneira ética e sustentável, além da comprovação de qualidade.. 
    O uso de análise de dados e IA vai ajudar na identificação de riscos e na redução do desperdício e do tempo necessário para rastrear a proveniência dos produtos, permitindo que as organizações otimizem fluxos de trabalho. Outro exemplo é a capacidade de compreender a pegada de carbono dessa cadeia produtiva, pois as emissões de Escopo 3 podem representar até 90% do total de emissões de gases de efeito estufa.
    GERENCIAMENTO DO IMPACTO CLIMÁTICO
    As empresas buscarão cada vez mais utilizar os dados meteorológicos para lidar com os riscos climáticos, e a IA será a chave. Há uma grande quantidade disponível de dados valiosos relacionados ao clima, no entanto, as empresas ainda não estão aproveitando ao máximo essas informações.
    Inteligência Artificial será aliada da sustentabilidade 1
    A IA pode ter um papel fundamental em ajudar as empresas a combater os efeitos das mudanças climáticas. A combinação de IA, dados meteorológicos, de clima e operacionais, facilita o gerenciamento dos riscos climáticos que afetam as operações de negócios e posiciona melhor as empresas para atingir suas metas de ESG. Por exemplo, dados meteorológicos e climáticos consistentes analisados pela IA permitem que as empresas identifiquem quais regiões, edifícios ou ativos podem estar contribuindo com uma quantidade desproporcional de emissões de carbono para priorizar esforços de melhoria.
    O impacto e a urgência das mudanças climáticas e de ESG permeiam no mundo dos negócios com um foco intensificado na responsabilidade e ação. Olhando para 2023, a IA pode impulsionar a sustentabilidade, ajudando as empresas a agir para resolver alguns dos problemas mais urgentes e criar um futuro mais sustentável começando desde agora.
    O FUTURO É AGORA
    A partir de 2023, os stakeholders exigirão ainda mais responsabilidade dos líderes para demonstrar resultados tangíveis de suas empresas que, com a ajuda da IA, poderão gerenciar, analisar e operacionalizar dados, transformando-os em insights para avaliar o progresso e se comparar aos benchmarks de sustentabilidade. A partir daí, implementar melhorias passa a ser uma questão de prioridade. Esses insights serão cruciais para reduzir o impacto ambiental das operações em áreas desde a cadeia de suprimentos até ativos e instalações físicas, data centers e outras.
    Fonte : Pensamento Verde