Loja no Mato Grosso é moderna e sustentável

A Iguaçu Máquinas, concessionária John Deere na cidade de Campo Verde, é um exemplo a ser seguido

Sustentabilidade

img-news
Uma das preocupações constantes da sociedade e das empresas é a adoção de ações sustentáveis que minimizem os impactos ao meio ambiente. Na rede de concessionários John Deere isso também é uma realidade. No Mato Grosso, a Iguaçu Máquinas, na cidade de Campo Verde, é um bom exemplo. Ela se destaca por ser uma das lojas da rede John Deere mais modernas e sustentáveis do país.

Inaugurada em 2015, a Iguaçu Máquinas adotou normas e conceitos ambientalmente corretos desde o início da sua construção. A obra teve um rígido controle de geração de resíduos e parte dos materiais descartados foi reciclada ou encaminhada para a destinação correta.

Toda a arquitetura dos 3.700 metros quadrados de área construída foi dimensionada para reduzir o consumo de energia elétrica. O telhado é recoberto por telhas térmicas, que também ajudam a reduzir a geração de calor. A fachada do showroom e as janelas em vidro laminado refletivo permitem o bom aproveitamento da luz solar ao mesmo tempo em que evitam o aquecimento do ambiente, o que reduz o consumo de luz elétrica e do ar-condicionado. Além disso, a maioria das lâmpadas utilizadas são do tipo LED, que consomem 80% menos energia e têm maior vida útil do que a lâmpada convencional.

Outro cuidado foi em relação ao solo. O piso de toda a estrutura foi feito com endurecedores com silicato de lítio, o que evita a penetração de substâncias como o óleo e, consequentemente, a contaminação.

O lavador, a oficina e a sala de óleo possuem estruturas que fazem a separação da água e do óleo, o qual posteriormente é encaminhado para reciclagem. Os resíduos tóxicos sólidos gerados, como materiais com graxas e lubrificantes, também são destinados para incineração e reciclagem. Além disso, todo o lixo comum gerado pela loja é devidamente separado e reciclado.

A água é outro recurso priorizado na loja. Drenada dos aparelhos de ar-condicionado do showroom e coletada da chuva que cai sobre o telhado da loja, é filtrada e armazenada em uma cisterna com capacidade para 20 mil litros. Esta água é reutilizada na lavagem de calçadas, limpeza de peças, no lava-jato de veículos e na irrigação da área verde.

“A loja de Campo Verde tem um princípio muito claro de unir modernidade com sustentabilidade. É uma loja ampla, moderna e que foi totalmente projetada para atender aos princípios de sustentabilidade. Isso reforça nosso compromisso com as comunidades em que atuamos e com a redução do impacto ao meio ambiente”, afirma o diretor da Iguaçu Máquinas, Juarez Gavinho.
logo