John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    Nova ferramenta para regularização ambiental

    Produtor rural com Cadastro Ambiental Rural (CAR) poderá aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)
    Mapa/Imprensa
    Nova ferramenta para regularização ambiental
    Nova ferramenta para regularização ambiental

    Tags:

    Sustentabilidade

    Agricultura

    O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) disponibiliza desde novembro de 2021 o Módulo de Regularização Ambiental (MRA), integrado à plataforma WebAmbiente, da Embrapa. O MRA possibilitará ao produtor rural que tiver o Cadastro Ambiental Rural (CAR) analisado a elaboração de proposta de adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).  

    A notícia foi dada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, durante o  8º Encontro Nacional do Cadastro Ambiental Rural (CAR) 2021, que reuniu gestores do CAR para discutir os desafios e estratégias para avançar na agenda de regularização ambiental de forma cooperada. 

    UNIÃO COM ESTADOS
    Na abertura do Encontro, a ministra disse que o alinhamento com os estados é fundamental para a efetiva implementação do Código Florestal no Brasil. “Com isso, teremos transparência, regularidade ambiental, bem como garantiremos a produção agropecuária aliada à conservação ambiental, fortalecendo a característica única da agropecuária brasileira de produzir e conservar”. 

    Ela colocou o Ministério e o Serviço Florestal à disposição dos estados para resolver gargalos e ajudar na implementação do CAR em todo o país. “Nós fazemos só a coordenação, mas vocês fazem a implementação, que é o mais importante. Estamos de portas abertas para ajudar no que for preciso”, disse a ministra ressaltando que essa é uma política prioritária para o Ministério. 

    O diretor-geral do SFB, Pedro Neto, disse que a realização do Encontro é uma importante iniciativa de coordenação para implementação do Código Florestal entre o Serviço Florestal Brasileiro e as unidades federativas. “O evento deste ano marca uma mudança de patamar na política de implementação do Código Florestal e de regularização ambiental no país”, destacou.

    Além de representantes das 27 unidades da federação, participam, de forma presencial e virtual, representantes de Superintendências do Mapa, Banco Mundial, BNDES, Embrapa, CNA,  Ministério da Economia, Cooperação técnica e financeira da Alemanha, Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri). O Encontro vai até o dia 22 de outubro. 

    Leia reportagem completa no site do Ministério da Agricultura: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/servico-florestal-anuncia-ferramenta-para-adesao-de-produtores-ao-programa-de-regularizacao-ambiental