Por uma sociedade sustentável

Áster Máquinas, concessionária John Deere do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, investe em ações educativas junto a funcionários e clientes

Sustentabilidade

img-news

Fundada em 23 de janeiro de 1997, em Campo Novo do Parecis (MT), a Áster Máquinas atua com foco na sustentabilidade há 25 anos. Por isso realiza diversas ações, tendo como norte a educação e o desenvolvimento socioeconômico e cultural, a fim de conscientizar as pessoas quanto ao processo para a obtenção de uma sociedade sustentável.

Confira algumas das ações realizadas pela Áster nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde é representante exclusiva da John Deere:

 

Programa John Deere Tech e Áster Tech

Garante a jovens a oportunidade de ter uma profissão, garantindo sua empregabilidade.

Além de investir para o treinamento de sua equipe, com média de 30.000 horas por ano, a Áster Máquinas conta com uma extensa grade na qual contempla cursos na plataforma John Deere University, bem como treinamentos repassados por experientes profissionais da Áster, que aliam teoria com a prática, levando conhecimentos que vão além dos técnicos.

Esse tipo de ação gera inclusão, engajamento do time, promove o desenvolvimento socioeconômico e, consequentemente, fortalece a governança da empresa, que garantiu um engajamento de 86%, levando a classificação como um dos melhores empregadores do Brasil pela KINCENTRIC em 2020.

 

Processos sustentáveis

A Empresa mapeia todos os seus processos e treina o seu time para que as operações aconteçam de forma a garantir a preservação do meio ambiente.

Todo resíduo gerado em suas operações tem destinação adequada, cumprindo a legislação de forma integral.

A Áster encaminha para as associações parceiras os materiais que podem ser reciclados e utiliza logística reversa para baterias, retirando esse material das propriedades rurais.

 

Programa Encantar

A Áster visa proporcionar momentos únicos e especiais aos seus clientes. Então, por que não criar essas vivências pensando também no cuidado com o meio ambiente? O Programa Encantar contempla ações que levam uma experiência encantadora aos seus parceiros e que fortalece ainda mais essa relação, tornando-a duradoura. Uma das principais é a seguinte: a cada equipamento entregue, uma árvore é plantada e a Áster explica aos clientes sobre a importância dessa atividade, que faz há mais de seis anos. O resultado é maior consciência e a formação de mais áreas verdes no planeta. Em 2020 foram plantadas 636 árvores.

 

PEA - Programa de Educação Ambiental

Outro projeto que entende ser de grande relevância é o PEA - Programa de Educação Ambiental, que teve sua primeira edição realizada em 2017, quando atendeu a mais de 5.000 crianças e adolescentes de escolas públicas. Elas foram acompanhadas por 66 professores e tiveram uma oportunidade única de participar de oficinas, assistir a teatros, dentre outras atividades que, de forma lúdica, levaram conhecimento sobre o papel de cada um para que a utilização dos recursos naturais ocorra de forma correta. A ação visa influenciar positivamente a atual e as futuras gerações, reforçando o quanto todos são responsáveis pela destinação do resíduo gerado e como podemos fazer para reciclá-los ou reutilizá-los.

Em 2018, a Empresa realizou a segunda edição do PEA, que qualificou 538 professores da rede pública para que ficassem aptos para ensinar educação ambiental a seus alunos. O jogo educativo, CONHECENDO OS ODS, desenvolvido para esse Programa, foi entregue às escolas participantes para servir de material didático e atende uma média de 2.500 alunos por cidade.

Na terceira edição, a Áster Máquinas presenteou estudantes, clientes, fornecedores, colaboradores e seus familiares com o espetáculo “Korvatunturi - A Magia do Circo Unindo Arte e Sustentabilidade”, que, por meio da arte circense, emocionou a todos e levou uma linda mensagem de que o homem e a natureza podem viver em harmonia para mais de 9.000 pessoas.

Durante a pandemia, a Áster não paralisou suas ações pela preservação ambiental. Lançou uma série de oficinas online, com dicas do Asterinfo, mascote do PEA, que ensinava as crianças a construírem seus próprios brinquedos utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet, caixas de papelão, etc. Essa ação, realizada em parceria com a NTICS Projetos, foi um sucesso. Além de educativa, levou muita diversão aos pequenos.

 

Campanha de Mãos Dadas

Ainda em 2020, a empresa se viu diante de um momento único na história, a pandemia da COVID 19, para o qual nenhuma empresa estava preparada. A Áster soube que precisaria agir rapidamente e se adequar para seguir com suas operações de forma segura para a sociedade e seus colaboradores, pois o agro não pode parar. Constituiu então o Comitê de Gestão de Crise, que vem tendo papel crucial na vida de todos que estão ligados à Áster Máquinas.

Além de garantir o funcionamento da empresa, o Comitê realizou campanha de doação de 150.000 EPIs para profissionais da área médica de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por meio de parceria com as secretarias de saúde.

Sensível às necessidades da sociedade, realizou a Campanha de Mãos Dadas que, na 1ª edição, em 2020, arrecadou 27 toneladas de alimentos. A 2ª edição contou com o apoio da John Deere, que dobrou a quantidade de alimentos arrecadada, acalentando o coração de muitas famílias que passam por necessidade.

 

ESG (Environmental, Social and Governance)

No início de 2021, o Conselho de Administração da Áster deliberou sobre o que acredita ser um marco na sua história, a busca pela certificação ESG (Environmental, Social and Governance), processo que levará a melhorias significativas em sua gestão, elevando o nível de satisfação de todos os stakeholders e a sua relevância nesse processo de transformação pelo qual o mundo está passando, que tem seus percalços mas que, com certeza, valerá a pena.

 

Projeto AEDOS

Também em 2021 a Empresa lançou o Projeto AEDOS, em parceria com o Clube de Mães Sinhá Maria, que transforma os uniformes que já não são mais usados por seus colaboradores em roupas, mochilas, porta-lápis e outros produtos, que serão entregues a crianças carentes.

 

Reduza, Reutilize e Recicle

Em 2021 a empresa decidiu investir, em todas as filiais, na substituição de copos descartáveis plásticos por biodegradáveis, que são uma excelente alternativa para reduzir os danos causados pelos descartes indevidos. Enquanto os copos plásticos levam 450 anos para se decomporem, os biodegradáveis se decompõem de forma muito mais acelerada, levando um tempo que varia entre 6 e 12 meses. 

Com isso, durante a Semana do Meio Ambiente, realizou uma campanha interna que teve como finalidade chamar a atenção dos colaboradores para a importância da preservação dos recursos naturais e para os problemas que afetam o meio ambiente em todo o mundo.

Durante toda a campanha, foram enviados para o time informativos de conscientização reforçando o tema, que teve como mote os 3 Rs: Reduza, Reutilize e Recicle.

Toda a equipe ainda recebeu um kit especial, composto de uma caneca e uma garrafa inox, para serem utilizadas no ambiente de trabalho, evitando assim o uso dos copos descartáveis de plástico, que geram um número alto de resíduos todos os meses - as estimativas apontam uma economia de aproximadamente 60 mil copos por mês apenas com ações como esta.

 

Filiais sustentáveis

As filiais da Áster Máquinas estão sendo projetadas para utilizarem águas pluviais e energia solar com o intuito de reduzir os impactos gerados em suas operações.

Desde 2018, a Áster utiliza o etanol em 100% da sua frota, reduzindo de forma significativa os impactos ao meio ambiente.

logo