Sustentabilidade e Agricultura de Precisão

O impacto das novas tecnologias na prevenção do meio ambiente

Sustentabilidade

img-news
A busca por inovações tecnológicas nas práticas agrícolas tem se intensificado cada vez mais no decorrer dos últimos anos. A motivação dessa procura por mais tecnologia tem, historicamente, uma motivação econômica. Como ocorre em diversos setores, os recursos são cada vez mais escassos e as necessidades infinitas.

MAIS COM MENOS
Entendendo esta realidade, o desafio dos produtores agrícolas é produzir mais, com menor consumo de recursos. A menor utilização dos recursos, em geral, também atende uma outra tendência importante das últimas décadas: a preservação da sustentabilidade ambiental. Dessa forma, o conceito de Agricultura de Precisão tem sido de grande importância para o entendimento de como as práticas agrícolas podem ser cada vez menos danosas ao meio ambiente.

PRECISÃO NOS DETALHES
As tecnologias da Agricultura de Precisão permitem aos produtores agrícolas a gerência de diversas operações e com grande riqueza de detalhes. Dessa forma, os produtores conseguem ter maior disponibilidade de informação acerca de qual é a melhor forma de realizar as práticas agrícolas, de maneira que os dados possam ser utilizados como base para suas tomadas de decisão.

Com as soluções de Agricultura de Precisão, os produtores, cada vez mais, se aproximam de conquistar fatores essenciais para melhorar a produtividade. É possível que eles entendam mais facilmente qual o melhor elemento a aplicar, nos lugares, nas medidas, nas formas e nos instantes corretos.

MELHOR APROVEITAMENTO
Hoje em dia, já é possível observar no mercado, tecnologias que visam entregar aos produtores maior qualidade de plantio. No plantio de soja, por exemplo, a dosagem de sementes por área é de extrema importância, uma vez que falhas de plantio ou deposição dupla de sementes podem ocasionar subutilização de recursos. Da mesma forma, defensivos agrícolas também são melhor utilizados, evitando desperdícios e maximizando a produtividade.

Não somente no campo dos insumos agrícolas é possível observar o melhor aproveitamento de recursos. As máquinas, equipamentos e implementos são muito utilizados em época de safra. Com isso, trabalham perto de seus limites. Para evitar quebras inesperadas que podem afetar o ritmo produtivo das culturas e manter o nível de consumo de combustível e fluídos dentro da normalidade, os produtores têm acesso aos dados da máquina de maneira remota, possibilitando, assim, não somente a economia nos custos de produção, mas também a menor emissão de poluentes na atmosfera.

SUSTENTÁVEL E PRODUTIVA
Esses são somente alguns exemplos do que já é possível externar de bom ao meio ambiente com as tecnologias de Agricultura de Precisão. A tendência é que, cada vez mais e de maneira mais veloz, novas tecnologias sejam disponibilizadas ao mercado. Esse movimento se dá no sentido de entregar uma agricultura cada vez mais sustentável e cada vez mais produtiva, preservando o meio ambiente e seguindo firme no propósito de alimentar o mundo.
logo