Jeep lança seu primeiro híbrido no Brasil

Como todos os híbridos e elétricos, o Compass 4Xe vem equipado com carregador portátil, mas o wallbox tem que ser adquirido na concessionária

Variedades

img-news
A marca americana Jeep amplia sua gama com o seu primeiro híbrido para o mercado nacional: Compass 4Xe. Importado da Itália, o Jeep Compass S 4xe híbrido plug-in, conta com dois motores (um a gasolina e dois elétricos) que juntos produzem uma potência combinada de 240 cavalos.

Segundo a Jeep, o 4Xe acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 206 quilômetros por hora. O consumo urbano, ainda segundo a marca, é de 25,4 km/l e possibilidade de rodar pouco mais de 40 quilômetros de forma 100% elétrica, com recarga em menos de duas horas. A autonomia do conjunto é 927 quilômetros.

O Compass 4xe é o primeiro fruto de uma série de produtos eletrificados que a Jeep pretende lançar no Brasil. Nos Estados Unidos já existem vários modelos da Jeep eletrificados.

O Compass 4xe será oferecido na versão Série S, a mais completa da gama do modelo, e não disponibiliza nenhum opcional e não cobra pela opção de cor do veículo. Ele está disponível em apenas 40 concessionárias espalhadas pelo do Brasil.

DESIGN 
O novo 4xe híbrido plug-in não tem alterações estéticas em relação às demais versões do Compass. O destaque estético do modelo em relação aos demais é o logotipo "4xe" e uma "portinhola" extra, para abastecimento elétrico. 
 
Por dentro, o Compass recebeu costuras contrastantes exclusivas e painel com quadro de instrumentos full digital de 10,25 polegadas. No centro do console uma ampla tela de 10,1 polegadas, compatível com os sistemas multimídia Adventure Intelligence, Android Auto e Apple Carplay.

Uma diferença no interior é a presença de novos comandos, exclusivos para ajustar o trem de força eletrificado do Compass híbrido.  

Além dos botões adicionais, o Compass 4xe possui uma segunda tampa, no para-lama traseiro esquerdo, destinado ao conector de recarga. 
 
O modelo conta com rodas de liga-leve de 19 polegadas e teto-solar panorâmico.  

MOTORIZAÇÃO  
Sob o capô, ele usa o moderno motor T270 turbo, que na versão 4Xe é movido somente a gasolina (no mercado já existe veículos com a possibilidade de motorização mais indicada para o mercado nacional, pois podem receber etanol, gasolina e elétrico), que desenvolve 180 cavalos e um torque e 270 Nm de torque.

Ele é acoplado a um câmbio automático de seis marchas e auxiliado por um motor elétrico, que também cumpre a função de gerador. Esse conjunto gera tração no eixo dianteiro e também produz eletricidade para as baterias. No eixo traseiro fica o segundo motor elétrico, capaz de gerar 60 cavalos e 250 Nm de torque. 

Esse conjunto é conectado diretamente ao eixo traseiro, permitindo que o Compass 4xe híbrido plug-in mantenha a tração nas quatro rodas ao mesmo tempo em que dispensa o cardã.

A gestão eletrônica garante que o veículo tenha tração nas quatro rodas sempre que necessário. O sistema de tração nas quatro rodas, com quatro modos de condução, HDC (controle eletrônico de descidas) têm a função 4WD Lock e 4WD Low.  Se a bateria estiver com baixa carga, o motor dianteiro gera energia elétrica para ser enviada ao conjunto traseiro. 

A bateria, que fica sob os bancos traseiros, tem tensão de 400 Volts, refrigeração independente e possui inversor de corrente integrado. O conjunto fica dentro de um invólucro metálico que serve como proteção contra elementos externos, incluindo imersão na água. As baterias têm capacidade total de 11,4 kWh, possibilitando uma autonomia 100% elétrica de até 44 quilômetros.  

Preço sugerido do Jeep Compass S 4xe
R$ 349.990,00 para todo o Brasil (exceto São Paulo);
R$ 360.887,00 no Estado de São Paulo.

logo