John Deere logo

    Conecta

    Sua fonte centralizada de notícias Agro

    Strada Volcano cabine dupla é excelente para o dia a dia

    Com novo design, picape da Fiat Strada é um "filhote" do modelo Toro. Confira a avaliação após teste realizado pelo site especializado Auto On
    Auto ON
    Strada Volcano cabine dupla é excelente para o dia a dia
    Strada Volcano cabine dupla é excelente para o dia a dia

    Tags:

    Carro

    A Fiat Automóveis lançou, em 1979, a primeira picape derivada de um automóvel de passageiros, no caso o Fiat 147. Ao longo dos anos foi ganhando concorrentes, como a Ford Pampa (derivada do Ford Corcel) e a Volkswagen Saveiro (do Gol).  

    Mas, em 1996, para substituir a Fiat Fiorino Pick-up (do Fiat Spazio), a fabricante italiana lançou a Strada, também derivada de um carro, no caso o recém-lançado Palio. Logo a picape se transformou num sucesso e líder de vendas no seu segmento.   

    Lançada no ano passado, a sua segunda geração (ao longo dos anos a Strada ganhou quatro reestilizações), a Fiat Strada ganhou um design que não deriva de nenhum automóvel, mas é um "filhote" da picape Fiat Toro. Logo se transformou num sucesso de vendas, chegando a líder do mercado nacional, fato inédito para uma picape, e se mantém entre os modelos mais vendidos.  

    E foi o modelo que aproveitamos para avaliar, a Fiat Strada Volcano cabine dupla 2021. Logo de cara é fácil notar que a picape está mais imponente e bonita. As novas linhas deixaram a Strada com uma aparência maior e mais musculosa. Se a compararmos com as concorrentes, ela realmente é a mais atual.   

    Strada Volcano cabine dupla é excelente para o dia a dia 1
    A frente ficou muito harmoniosa

    O novo conjunto ótico tem faróis em LED, com a luz diurna obrigatória e pisca integrados. As luzes auxiliares estão no para-choques e acendem quando é virado o volante. O conjunto com a grade é muito harmonioso.   

    Por dentro, a picape também está com tudo novo e bonito. O painel é completo e todos os comandos estão a fácil alcance das mãos. Os bancos dianteiros são muito elevados, mesmo com a regulagem de altura. Mas cai no gosto atual dos consumidores, que desejam posições de direção mais elevadas. Apesar disso, os bancos são confortáveis e acomodam bem o motorista e passageiro.   

    Strada Volcano cabine dupla é excelente para o dia a dia 2Painel moderno e completo

    QUATRO PORTAS E ACESSO FÁCIL
    Já no banco traseiro, somente crianças bem pequenas ou adultos num curto percurso. O banco traseiro conta com engates Isofix para mais segurança no transporte de crianças.  

    A central multimídia de série no modelo é muito fácil de usar e é bem completa. O sistema funciona com Android Auto ou Apple Car Play. Mas merecia uma tela maior do que a de sete polegadas. 

    Strada Volcano cabine dupla é excelente para o dia a dia 3
    Apesar de muito útil, a tela do painel multimídia poderia ser maior

    EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS
    Bem equipada, a Strada Volcano conta com airbag lateral, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, ajuste do banco do motorista, alarme antifurto, apoios de cabeça com regulagem de altura, bancos de couro, rack de teto, capota marítima, santantônio, sensor de estacionamento com câmera de ré e monitoramento da pressão dos pneus.  

    NA MÃO DO MOTORISTA 
    Rodando, o modelo surpreende pela suavidade mesmo com pneus Pirelli Scorpion ATR 205/60R15 de uso misto. O acerto que a engenharia conseguiu é muito interessante, pois mesmo em velocidades mais elevadas e em curvas, a picape está na mão do motorista. O câmbio tem engates suaves e precisos, mas na estrada merecia uma sexta marcha para dar uma "acalmada" no motor, melhorar o consumo e diminuir o barulho. Como convém a um veículo utilitário, a primeira marcha é curta e tão logo sai da imobilidade já é necessário passar a segunda. A direção tem o peso necessário e é precisa.  

    MOTOR
    A picape Strada Volcano vem com um motor Firefly 1,3 litro, flex de quatro cilindros em linha com bloco e cabeçote em alumínio e oito válvulas. Segundo números da fabricante, com gasolina ele entrega 101 cavalos a 6.000 rpm e 109 cavalos a 6.250 rpm com etanol. O torque máximo é de 13,7 mkgf (gasolina) e 14,2 mkgf (etanol) a 3.500 rpm.  

    A Volcano acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em 12,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 168 quilômetros por hora. O consumo foi de 12,1 km/l nas áreas urbanas e na estrada, com gasolina, de 13,4 km/l. Já com etanol o consumo aumenta para 8,4 km/litro na cidade e 9,5 na estrada. 
     
    CAÇAMBA
    Os freios dianteiros são a disco ventilado e tambor na traseira. Em todas as situações pararam a picape em espaços normais e sem desvios de rota. Mesmo quando carregada, os freios responderam a contento.  

    Strada Volcano cabine dupla é excelente para o dia a dia 4
    A caçamba tem capacidade para 650 quilos

    Definitivamente, esta picape não é destinada ao trabalho, mas mesmo assim, a caçamba tem capacidade para 650 quilos. Com quatro pontos de amarração, não é difícil transportar uma motocicleta, um jet ski ou pequenos móveis.

    Em terrenos difíceis e lamacentos, a Strada tem um ótimo comportamento. Nos trajetos mais acidentados, o sistema E-Loker, que pode ser acionado num botão no painel, ajuda a superar esses obstáculos com até alguma facilidade. Em velocidades abaixo de 65 quilômetros por hora, o sistema transfere para a roda de maior aderência o torque, eliminando da roda que está patinando.  

    Outro equipamento muito útil é o assistente de partida em rampa. Principalmente quando está com carga, o sistema eletrônico não deixa a picape descer, facilitando a saída.