Turismo: Destinos náuticos no Brasil

Conecta traz dicas com opções para aproveitar viagens e passeios selecionados pelo Ministério do Turismo

Variedades

img-news
O Brasil é um país diferenciado no segmento de turístico náutico. Conta com redes fluviais compostas por 12 bacias hidrográficas. Seu litoral tem 8,5 mil km de extensão. O boletim do Ministério do Turismo (MTur), lançado no início de agosto, traz diversas informações, serviços, produtos e experiências para orientar os brasileiros na retomada das viagens nacionais após um período de isolamento em função da pandemia.

O Ministério do Turismo (MTur) dividiu os destinos turísticos por região e o Conecta vai trazer as principais informações, começando pela região sudeste. Confira a seguir e fique ligado, porque em breve teremos dados de todos os cantos no Brasil.

REGIÃO SUDESTE

ESPÍRITO SANTO
1 - Passeio para observação de Baleias Jubarte
Local: Vitória
O que fazer: O Espírito Santo é privilegiado todos os anos pela migração da baleia mais observada pelos amantes do “whalewatching”: a baleia-jubarte. O projeto, além de prever ações de caráter educacionais, científicos e culturais, aposta em um novo panorama turístico, pautado no desenvolvimento sustentável, fomentando a indústria limpa, servindo principalmente de vetor para a sensibilização ambiental.
Site: https://www.queroverbaleia.com

2 - Barco Pirata
Local: Vitória
O que fazer: O passeio é realizado em embarcação temática! Conceito muito popular em algumas ilhas do Caribe, o barco é batizado de Pérola Negra, com dois andares, bar e palco para entretenimento. Durante todo o trajeto os turistas podem avistar os principais pontos turísticos do litoral de Vitória.
Site: https://www.capixabaturismo.com.br/passeio/barco-pirata

MINAS GERAIS
1 - Passeio Náutico pelo Lago de Furnas
Local: Capitólio, São João Batista do Glória e São José da Barra
O que fazer: Passeio em lanchas pelo Mar de Minas ou Lago de Furnas em Capitólio. São três horas conhecendo os principais atrativos do lago: Cânions de Furnas, Cascata, Ninho dos Tucanos e a Lagoa Azul. Durante o passeio, há desembarque em bares flutuantes e paradas para banho.
Sites: https://www.minasgerais.com.br/pt/roteiros/passeio-nautico-nautica-turvo
https://www.minasgerais.com.br/pt/roteiros/passeio-nautico-pelo-lago-de-furnas

2 - Festival Náutico em Resplendor
Local: Resplendor
O que fazer: O evento oferece passeios de chalana, jet-ski, lanchas e tudo no lago do Rio Doce. Além disso, conta com área de shows e barracas de bebidas e comidas típicas.
Site: https://www.minasgerais.com.br/pt/eventos/resplendor/2-festival-nautico-de-resplendor

RIO DE JANEIRO
1 - Passeio pela Baía de Guanabara
Local: Rio de Janeiro
O que fazer: Visita aos Atrativos Militares da Cidade do Rio de Janeiro.
Site: https://www.marinha.mil.br/dphdm/passeio-maritimo-informacoes

Outros produtos e experiências
• Passeio nas praias oceânicas de Niterói
• Ilhas Tropicais - Baía de Sepetiba
• Passeios em Angra dos Reis e Búzios
• Praia do Forno, Gruta Azul e llha do Farol em Arraial do Cabo
• Paraty: Saco de Mamaguá, Ilha do Cedro
• Ilha Grande
• Ilhas de Itacuruçá
• Rio São João e Barra de São João

2 - Rio Boat show
Local: Rio de Janeiro
O que fazer: Um dos maiores eventos náuticos outdoor da América Latina.
Rede Social: Facebook @rioboatshow

SÃO PAULO
1 - Passeios pelo Litoral Paulista
Local: São Sebastião, Ilhabela, Guarujá, Ilha Comprida.

• São Sebastião: Roteiro de visitação às ilhas da costa sul permite contemplação, mergulho, turismo de base comunitária, etc. O tour conta com máscaras e snorkel para mergulho contemplativo, além de ilhas inabitadas com pequenas praias de águas claras.
Site: www.turismosaosebastiao.com.br/o-que-fazer

• Ilhabela: Os principais atrativos são passeio de barco para a Praia do Bonete (além do Bonete há paradas na Praia de Indaiaúba e Praia das Enchovas, ambas isoladas e com acesso exclusivo por trilha ou mar) e passeio de barco para a Praia de Castelhanos.
Site: https://turismoilhabela.com/home

• Guarujá: Passeio pela Ilha do Arvoredo, a ilha que possui diversos projetos de energia sustentável, dessalinização da água, horta, entre outros.
Site: www.portalguaruja.tur.br

• Ilha Comprida: O passeio é realizado em um catamarã. O roteiro percorre viveiros de espécies marinhas, espetáculos de botos, uma infinidade de aves em todo o trajeto entre São Paulo e Paraná, vilas caiçaras, delícias da culinária caiçara e praias paradisíacas.
Site: www.visiteilhacomprida.com.br

2 - Passeio de Barco pela Eclusa de Barra Bonita
Local: Barra Bonita
O que fazer: Passeio em modernas e seguras embarcações para conhecer o rio Tietê límpido, navegável e com variadas espécies de peixes. Aqui o turista irá fazer a eclusagem, uma monumental obra de engenharia hidráulica com 42 metros de comprimento que fica junto da Usina Hidrelétrica de Barra Bonita.
Sites: http://barrabonitatur.com.br/ e www.barrabonitasp.com.br

3 - Turismo Náutico no Polo de Ecoturismo
Local: São Paulo
O que fazer: No extremo sul da capital estão localizados dois distritos da subprefeitura de Parelheiros: Parelheiros e Marsilac, e a subprefeitura de Capela do Socorro, que contempla a Ilha do Bororé. Juntas, elas formam o Polo de Ecoturismo da cidade de São Paulo. O Polo tem Esportes radicais, passeios em família, uma tarde de pescaria, etc. Quem visita a região pode encontrar aldeias indígenas e contemplar três bacias hidrográficas: Capivari, Guarapiranga e Billings. São quilômetros de Mata Atlântica intocados. Na Represa de Guarapiranga é possível também encontrar diversos passeios de lancha e outras embarcações.
Site: https://www.cidadedesaopaulo.com/ecoturismo/

4 - Cruzeiros Marítimos em Santos
Local: Santos
O que fazer: Capital nacional dos cruzeiros marítimos e principal porto comercial da América Latina, Santos adquire colorido e sons especiais nas temporadas de navios de passageiros, que atraem milhares de turistas de todos os cantos do país – e do mundo também - para viagens nacionais e internacionais.
Site: https://www.concais.com/
logo